sábado, 2 de julho de 2011

"L'Ordre et la Morale": o regresso de Mathieu "La Haine" Kassovitz

Por estas bandas, somos apreciadores de Mathieu Kassovitz, seja como realizador ou como actor, e foi com alguma frustração que temos acompanhado os seus últimos filmes, cheios de promessas mas que acabram por desiludir. De facto, a sua experiência americana não correu bem e o Kassovitz que gostamos, aquele que dirigiu "La Haine", "Assassin(s)" ou "Les Rivières Pourpres", estava longe quando fez "Gothika" ou "Babylon A.D.".
Daí que o seu novo filme tenha uma importância particular. De regresso a uma produção francesa, Kassovitz está também de volta aos filmes difíceis e controversos. De facto, "L'Ordre et la Morale" tem tudo da bomba politicamente incorrecta, tocando o tema sempre polémico da integração racial e reconstituindo um evento trágico da História recente francesa que irá certamente dar muito que falar.
O filme relata os eventos ocorridos em Abril 1988 em Ouvéa, ilha francesa da Nova Caledônia, quando um grupo de independentistas canacos atacaram o posto de polícia da capital Fayaoué, matando 4 polícias e raptando 30 pessoas para retê-las como reféns numa grota isolada da ilha. Ocorrendo entre a 1ª e a 2ª volta das eleições presidenciais francesas, o governo decide enviar 300 tropas armados para restablecer à ordem atodo o custo. Liderando as negociações com os rebeldes durante 10 dias, o capitão do grupo de intervenção especial Philippe Legorjus (interpretado por Kassovitz himself) não conseguirá evitar o assalto final que levará à morte de 19 canacos e 2 militares.
Com estreia francesa prevista para o próximo dia 16 de Novembro, um primeiro teaser já está cá fora e é mais do que promissor. Com poucas imagens, já se conseguem vislumbrar um ambiente pesado, entre filme de guerra num cenário paradisíaco e filme político de denunciação. Mais um avez, Mathieu Kassovitz demonstra uma grande ambição e este filme tem todo o potencial para relembrar da melhor maneira a toda a gente todo o seu talento. Sem dúvida, um dos filmes mais esperados de 2011 para nós, nada menos!


(clicar no poster para aceder ao teaser)

Sem comentários: