segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

"Top 20": os melhores de 2011

Final de ano, altura inevitável de balanços, portanto cá está o nosso Top 20 habitual de um ano 2011 bem superior ao anterior a nível cinematográfico, comprovado pela dificuldade em escolher o melhor filme do ano, face aos potenciais candidatos.
No entanto, uma coisa não se alterou em nada infelizmente, continua a não estrear em Portugal ou então com um atraso incompreensível uma quantidade de filmes incontornáveis, sobretudo quando os mesmos não são oriundos de Hollywood e também quando se inserem em certos géneros, nomeadamente o terror e o fantástico.
Assim sendo, o Top 2011 que se apresenta mais devia chamar-se Top 2010/2011 e, mais problemático, seria completamente diferente caso uma série de filmes tivesse estreado no circuito comercial das salas nacionais de cinema. Um exemplo? "Balada Triste de Trompeta" de Álex de la Iglesia, produzido em 2010, estreado a 17 de Dezembro 2010 em Espanha e ao longo de 2011 em vários países do mundo, não esquecendo os prémios de Melhor Realização e Melhor Argumento no Festival de Veneza de 2010, estaria simplesmente em posição nº1 da nossa lista, tratando-se sem dúvida de uma obra-prima absoluta e melhor filme visto este ano!
Se querem outros exemplos, também se arranjam. Entre aqueles que só vão estrear cá em 2012, os que vimos em Festival e que nunca estrearão, e outros ainda que nunca cá chegarão sequer, a lista é longa e podemos citar: "Never Let Me Go" de Mark Romanek, "Cold Fish" e "Guilty of Romance" de Sono Sion, "The Woman" de Lucky McKee, "Stake Land" de Jim Mickle, "Killer Joe" de William Friedkin, "Red State" de Kevin Smith, "We Need to Talk About Kevin" de Lynne Ramsay, "The Yellow Sea" de Na Hong-Jin, "Bedevilled" de Jang Chul-Soo, "Somos lo que Hay" de Jorge Michel Grau, "Animal Kingdom" de David Michôd, "Super" de James Gunn, "Hobo with a Shotgun" de Jason Eisener, "Redline" de Takeshi Koike, "Outrage" de Takeshi Kitano, "The Artist" de Michel Hazanavicius, "Dream Home" de Pang Ho-Cheung (já em 2010 citamos esse!). Dá uma pequena ideia de quão diferente seria o nosso Top e como o cinéfilo português está incrivelmente condicionado. Um estado de facto inadmíssivel e que se mantém irremediavelmente ano após ano.
Dito isto e continuando a reger as nossas escolhas apenas dentro dos filmes que estrearam comercialmente no cinema em Portugal ao longo deste ano, aqui está então a nossa lista para 2011, todavia com  uma menção especial aos filmes que ficaram de fora mas que merecem ser citados, como "Rise of the Planet of the Apes" de Rupert Wyatt e "Mission: Impossible - Ghost Protocol" de Brad Bird, dois blockbusters de alto nível como já não se acreditava que Hollywood fosse capaz de produzir, "Los Ojos de Julia" de Guillem Morales, giallo hispánico brilhantemente realizado, "Pina" de Wim Wenders, bela homenagem cinematográfica a uma grande senhora e à arte da dança, "The Ward" de John Carpenter e "The Hole" de Joe Dante, o regresso de dois mestres veteranos que ainda têm coisas para mostrar, "127 Hours" de Danny Boyle, um realizador que não deixa de supreender seja para o bem seja para o mal, "Carlos" de Olivier Assayas, biopic inspirado que ganha mais dimensão na sua versão mini-série, "Fast Five" de Justin Lin, o guilty pleasure do ano, e "Rubber" de Quentin Dupieux, um dos filmes mais estranhos de todos os tempos de um realizador a seguir de perto. De referir que, dos filmes que nos interessam, faltou ver "Happy Feet 2" de George Miller e "Carnage" de Roman Polanski, acredito que o primeiro tinha capacidade para um lugar de destaque neste Top apesar das reviews negativas mas não havendo possibilidade de ver o filme em versão original vai ter de esperar, enquanto o segundo não parece que tem armas para entrar na lista apesar de esperar um bom filme.
Até para o ano, folks, desejando a todos um 2012 cheio de filmaços, de preferência numa grande sala de cinema (certo, senhores distribuidores?), e já se avizinham aí uma mão cheia deles. See you around!
 
1. "The Tree of Life" de Terrence Malick
 
 
2. "True Grit" de Joel e Ethan Coen
 
 
3. "The Adventures of Tintin" de Steven Spielberg
 
 
4. "I Saw the Devil" de Kim Jee-Woon
 
 
5. "Valhalla Rising" de Nicolas Winding Refn
 
 
6. "Drive" de Nicolas Winding Refn
 
 
7. "Poetry" de Lee Chang-Dong
 
 
8. "Black Swan" de Darren Aronofsky
 
 
9. "Hanna" de Joe Wright
 
 
10. "Splice" de Vincenzo Natali
 
 
11. "X-Men: First Class" de Matthew Vaughn
 
 
12. "Buried" de Rodrigo Cortés
 
 
13. "Rango" de Gore Verbinski
 
 
14. "United Red Army" de Kôji Wakamatsu
 
 
15. "Biutiful" de Alejandro González Iñárritu
 
 
16. "The Fighter" de David O. Russell
 
 
17. "Melancholia" de Lars Von Trier
 
 
18. "Monsters" de Gareth Edwards
 
 
19. "Kaboom" de Gregg Araki
 
 
20. "Winter's Bone" de Debra Granik
 

5 comentários:

Dinis disse...

Aqui vai o meu top 20, pois então!

1. "Melancholia" de Lars von Trier
2. "Camino" de Javier Fesser
3. "The next three days" de Paul Haggis
4. "Biutuful" de Alejandro Gonzalez Iñarritu
5. "Buried" de Rodrigo Cortés
6. "Sangue do meu sangue" de João Canijo
7. "Carancho" de Pablo Trapero
8. "Paranormal activity 3" de Ariel Schulman & Henry Joost
9. "Monsters" de Gareth Edwards
10. "Tropa de elite 2" de José Padilha
11. "Splice" Vicenzo Natali
12. "The fighter" de David O. Russell
13 "Jodaeiye Nader az Simin" de Asghar Farhadi
14. "Source Code" de Duncan Jones
15. "Post-mortem" de Pablo Larraín
16. "Black Swan" de Darren Aronofsky
17. "The adjustment bureau" de George Nolfi
18. "Another year" de Mike Leigh
19. "50/50" de Jonathan Levine
20. "The ides of March" de George Clooney

Como sempre, a lista privilegia os dois géneros que mais me interessam: "Drama" e "Terror".

Se fosse possível seleccionar filmes estreados fora do circuito comercial, é claro que "Dream Home" de Pang Ho-Cheung entraria directamente para o top 5.

Bom ano de 2012 e bons filmes!

Mr. Hand disse...

Grande Dinis, gosto de te ver sempre fiel ao nosso cantinho da Net.

Só posso concordar plenamente contigo relativamente à bomba fílmica que é o "Dream Home".

Do teu top, há alguns filmes que ainda não tive oportunidade de ver mas que tenho bastante curiosidade, nomeadamente "50/50", "A Separation", "Carancho" e "Sangue do meu Sangue".

Última nota, aconselho-te a ver "Pour Elle" ("Anything for Her" em título internacional) de Fred Cavayé, filme na origem do "The Next Three Days", e que é ainda melhor do que o filme do Paul Haggis.

Abraço e bons filmes em 2012!

Zatoichi disse...

Top 20 de 2011:

1 - "I Saw The Devil" de Kim Jee Woon
2 - "True Grit" dos Coen Brothers
3 - "Happy Feet 2", de George Miller
4 - "Melancholia", de Lars Von Trier
5 - "The Tree Of Life", de Terrence Mallick
6 - "Valhalla Rising", de Nicolas Winding Refn
7 - "Biutiful", de Alejandro Gonzalez Iñarritu
8 - "The Adventures Of Tintin", de Steven Spielberg
9 - "Drive" de Nicolas Winding Refn
10 - "X-Men First Class", de Matthew Vaughn
11 - "Splice", de Vincenzo Natali
12 - "Incendies", de Denis Villeneuve
13 - "Black Swan", de Darren Aronofski
14 - "Kaboom", de Gregg Araki
15 - "Blue Valentine", de Derek Cianfrance
16 - "Essential Killing", de Jerzy Skolimowski
17 - "Monsters", de Gareth Edwards
18 - "Contagion", de Steven Soderbegh
19 - "A Dangerous Method", de David Cronenberg
20 - "50/50", de Jonathan Levine

Mr. Hand disse...

Grande Zatoichi, estava a ver que não aparecias por cá! Pois, tens andado ocupado, e não me parece que seja pelo cinema :)

Tens um Top cheio de surpresas. Quem te conhece e vê agora o "Happy Feet 2" em 3º lugar, fica simplesmente parvo! Mas ainda bem porque o filme deve ser brutal, se calhar ainda melhor do que o 1º filme, que já era uma obra-prima. Tenho de ver isso rapidamente, mas em versão original.

Não estava à espera de ver "Incendies", "Essential Killing", "Blue Valentine", "A Dangerous Method" e sobretudo "Contagion". Estou com alguma curiosidade para ver o "Incendies" e o "Essential Killing" tem de facto uma realização ultra brilhante, faltou o resto par mim.

Também não estava à espera de ver alguns filmes tão baixos e outros tão altos. Cool, as listas são mesmo para isso e é engraçado ver a evolução das pessoas ano após ano. Belo top no final, como sempre, também de ver o "50/50" logo que possível, estou com pica.

E os 2 primeiros da lista é que não deixam dúvidas a ninguém! Do melhor que há, inesquecíveis.

Grande abraço e muitos bons filmes em 2012, à frente do ecrã mas para ti também atrás das câmaras.

Mr. Hand disse...

Grande Zatoichi, já agora, cá te espero para um Top de filmes que não estrearam comercialmente nas salas portuguesas, enfim se tiveres pachorra...

Pode ser interessante. Abraço