quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

"Top 15": os melhores filmes vistos em 2011 que não estrearam em Portugal!

Depois de tantos anos a fazer listas de melhores filmes da temporada, condicionado pela política aberrante de estreias dos distribuidores nacionais, não resisti neste final de ano a fazer finalmente uma lista de melhores filmes que não estrearam em Portugal, tendo em conta a quantidade de filmaços que ainda não vimos por cá (quem disse que nunca veremos?).
Fica aqui então um Top 15 de melhores filmes vistos em 2011 e que não estrearam até ao momento nas salas nacionais, sendo que apenas dois filmes da lista têm sido anunciados para uma estreia durante 2012. De referir que não consideramos filmaços recentes como "Detective Dee and the Mystery of the Phantom Flame" de Tsui Hark, "Black Death" de Christopher Smith, "Outrage" de Takeshi Kitano, "The Man From Nowhere" de Lee Jeong-Beom, "Harry Brown" de Daniel Barber ou "À Bout Portant" de Fred Cavayé por terem sido vistos ainda em 2010.
Tendo em conta o Top 20 que postamos há uns dias atrás, dá para ter uma ideia com este Top 15 que a lista dos melhores do ano seria bem diferente...

1. "Balada Triste de Trompeta" de Álex de la Iglesia


2. "Cold Fish" de Sono Sion


3. "Never Let Me Go" de Mark Romanek


4. "Killer Joe" de William Friedkin


5. "Stake Land" de Jim Mickle


6. "The Woman" de Lucky McKee


7. "We Need to Talk About Kevin" de Lynne Ramsay


8. "The Yellow Sea" de Na Hong-Jin


9. "Bedevilled" de Lee Jeong-Beom 


10. "Red State" de Kevin Smith


11. "Animal Kingdom" de David Michôd


12. "Blackthorn" de Mateo Gil


13. "Super" de James Gunn


14. "Redline" de Takeshi Koike


15. "The Artist" de Michel Hazanavicius


Menção especial ainda para: "Hobo with a Shotgun" de Jason Eisener, "Somos lo que Hay" de Jorge Michel Grau, "Secuestrados" de Miguel Ángel Vivas, "13 Assassins" de Takashi Miike, "A Lonely Place to Die" de Julian Gilbey, "Bellflower" de Evan Glodell, "Mother's Day" de Darren Lynn Bousman, "The Prodigies" de Antoine Charreyron, "Territories" de Olivier Abbou, "Headhunters" de Morten Tyldum, "Snabba Cash" de Daniel Espinosa, "Tucker & Dale vs. Evil" de Eli Craig, "The Guard" de John Michael McDonagh e "Warrior" de Gavin O'Connor.