sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

"Top 20": os melhores de 2009

Como todos os anos, é altura de fazer o nosso Top 20 dos melhores filmes estreados nas salas de cinema durante o ano de 2009.
Tivemos sem dúvida um excelente ano cinematográfico e haveria ainda muito mais escolha e qualidade se, por um lado, vários filmes previstos não tivessem sido para variar adiados para 2010, como é o caso dos indispensáveis "Drag Me To Hell" de Sam Raimi, "Thirst" de Park Chan-Wook, "Mother" de Bong Joon-Ho, "The Road" de John Hillcoat", "Antichrist" de Lars Von Trier, "Where The Wild Things Are" de Spike Jonze, e se, por outro lado, chegassem ao nosso país uma série de filmes não menos indispensáveis como "Bronson" de Nicolas Winding Refn, "Ip Man" de Wilson Yip, "I Come With The Rain" de Tran Anh Hung, "Accident" de Soi Cheang, "Sword of the Stranger" de Masahiro Andô, entre muitos outros.
De referir ainda que, como sempre, o cinema de terror/fantástico e o cinema asiático continuaram a ser muito mal tratados pelos distribuidores nacionais. Não fossem festivais como o MOTELx, o Indie Lisboa ou o Fantasporto e também algumas estreias em DVD no anonimato mais completo, o cinéfilo português digno desse nome bem teria passado ao lado de obras-primas e outras bombas como "Martyrs" de Pascal Laugier, "Vinyan" de Fabrice Du Welz, "Sauna" de Antti-Jussi Annila, "The Children" de Tom Shankland, "Tokyo Sonata" de Kiyoshi Kurosawa, "Breathless" de Yang Ik-Joon, "JCVD" de Mabrouk El Mechri, "The Midnight Meat Train" de Ryuhei Kitamura, "The Chaser" de Na Hong-Jin, "Nightmare Detective 2" de Shinya Tsukamoto ou "Grace" de Paul Solet.
Por fim, uma nota como é habitual sobre os filmes estreados que bem poderiam estar neste Top mas infelizmente temos de fazer escolhas, o que é sempre muito subjectivo, sendo eles os seguintes: o esperado "Watchmen" de Zack Snyder, os inesperados "The Strangers" de Bryan Bertino e "Moon" de Duncan Jones, o ultra-premiado "Let The Right One In" de Tomas Alfredson, os injustamente mal tratados "The International" de Tom Tykwer e "Knowing" de Alex Proyas, os hilariantes "The Hangover" de Todd Phillips e "Bruno" de Larry Charles, o original "Synecdoche, New York" de Charlie Kaufman, o incontornável "Capitalism: A Love Story" de Michael Moore, e ainda os emocionantes "Taking Woodstock" de Ang Lee, "Miracle at St. Anna" de Spike Lee e "Tetro" de Francis Ford Coppola.
Mais uma prova que foi de facto um excelente ano de cinema mas, chega de palavras, aqui vai o nosso Top 20 de 2009 e, claro, ficamos à espera dos vossos:


1. "Avatar" de James Cameron e "Public Enemies" de Michael Mann (ex-aequo)

3. "The Wrestler" de Darren Aronofsky

4. "Two Lovers" de James Gray

5. "Waltz With Bashir" de Ari Folman

6. "Gran Torino" de Clint Eastwood

7. "Un Prophète" de Jacques Audiard

8. "The Hurt Locker" de Kathryn Bigelow



9. "District 9" de Neil Blomkamp



10. "Changeling" de Clint Eastwood

11. "Red Cliff" de John Woo

(Nota: trata-se aqui da versão ocidental do filme, sendo que "Red Cliff" versão original chinesa consiste em 2 filmes de uma duração total de quase 5 horas cujo resultado é evidentemente superior a esta versão curtada de apenas 2 h 30. A versão original é assim uma obra-prima do wu xia pian moderno e estaria numa posição mais elevada no ranking mas, mesmo assim, esta versão supervisionada pelo próprio John Woo continua um grande filme que não podia deixar de estar no nosso Top 20 de 2009, provando que o cineasta mantém o seu talento intacto ao contrário do que diziam os seus vários detractores)

12. "Ponyo on the Cliff" de Hayao Miyazaki



13. "Coraline" de Henry Selick

14. "Warlords" de Peter Chan

15. "Inglourious Basterds" de Quentin Tarantino

16. "Up" de Pete Docter



17. "Agora" de Alejandro Amenábar

18. "Eden Lake" de James Watkins

19. "This Is England" de Shane Meadows

20. "Zack and Miri Make a Porno" de Kevin Smith

10 comentários:

Dinis disse...

Aqui deixo o meu top 10:

1. Inglorious basterds (Quentin Tarantino)
2. Milk (Gus van Sant)
3. Moon (Duncan Jones)
4. Last house on the left (Dennis Iliadis)
5. Der Baader Meinhof Komplex (Uli Edel)
6. This is England (Shane Meadows)
7. Eden lake (James Watkins)
8. The wrestler (Darren Aronofsky)
9. Bruno (Larry Charles)
10. Revolutionary Road (Sam Mendes)

Acho que "Inglorious basterds" é o melhor filme dos últimos 5 anos, um prodígio de ousadia de Tarantino e uma notável prova de maturidade por parte deste ex "enfant terrible". "Milk" é o primeiro filme que gosto do pretencioso e, quase sempre, suporífero Gus van Sant. Dado que, cinematograficamente, sou bastante conservador, decerto detestaria "Avatar". Como tal, não o vi nem irei ver.
Um bom ano de 2010 para Mr. Hand.

Tiago Esteves disse...

Boa Lista. Talvez incluisse nessa lista o 500 Days of Summer :D

Mr. Hand disse...

Dinis:
Top bem pessoal, como sempre, assim é que deve ser. Não sei se viste ou não "Um Profeta" de Jacques Audiard que estreou no 31/12, se não, devias de ir ver, é brutal!

Tiago Esteves:
Já ouvi falar de facto muito bem desse (500) Days of Summer, penso que ainda não tenha estreado nos cinemas nacionais. Sou grande fã do actor principal, o excelente Joseph Gordon-Levitt.

Marisa Borges disse...

Arô Arô

finalmente consegui ter tempo para pensar no meu top! Foi difícil, claro, muitos filmes ficaram de fora, mas um Top é interessante por isso mesmo, obriga-nos a escolher bem aquilo que verdadeiramente gostámos! Mostrando quem somos, não?

Vamos a isso? ;)

1 - "The Wrestler" de Darren Aronofsky e "Public Enemies" de Michael Mann (as maiores obras-prima deste ano, nada menos!)

3 - "Avatar" de James Cameron

4 - "Gran Torino" de Clint Eastwood

5 - "Waltz With Bashir" de Ari Folman

6 - "Tetro" de Francis Ford Coppola

7 - "Un Prophète" de Jacques Audiard

8 - "Let The Right One In" de Tomas Alfredson

9 -"Agora" de Alejandro Amenábar

10 - "This Is England" de Shane Meadows

Menção Especial - "Taking Woodstock" de Ang Lee que não deixa de me surpreender nas suas escolhas!

Et voilá! Foram estes os filmes que me fizeram vibrar na sala de cinema em 2009!
Este ano conto já com "Where the Wild Things Are" de Spike Jonze para estar no meu Top.

BEijocas e keep up the good work

Mr. Hand disse...

Shin Tau:
Belo Top, gosto da tua dualidade, de um lado geek (Avatar) e de outro intelectual (Tetro), mas no final prevalece sempre o emocional (The Wrestler, Let the Right One in, Agora).
De facto, Where the Wild Things Are de Spike Jonze já é um potencial para o Top 2010, assim como o The Road de John Hillcoat. Começo de ano cinematográfico bombástico!

Marisa Borges disse...

Pois é Mr Hand

a dualidade é uma constante, mas o que me guia são sempre as emoções, seja num filme de autor ou num joy-ride. A Beleza de nos encontrarmos ou reencontrarmos na arte de alguém.

;)****

Unknown disse...

Já agora, tomem lá mais esta:

Public Enemies - Michael Mann
The Wrestler - Darren Aronofsky
Two Lovers - James Gray
Waltz With Bachir - Ari Folman
Gran Torino - Clint Eastwood
The Hurt Locker - Kathryn Bigelow
Inglorious basterds - Quentin Tarantino
Milk - Gus Van Sant
Drag Me To Hell - Sam Reimi
Eden Lake - James Watkins

Nota: Os filmes não estão por ordem. Para isso tinha de pensar mais um bocado...

Mr. Hand disse...

Carlos:
Grande lista, amigo! Tirando o Milk que não vi (não gosto de Gus Van Sant) portanto não me posso pronunciar, o resto é só grandes filmaços.
E fico contente de ver na lista "Drag Me To Hell" do grande Sam Raimi, filme que vergonhosamente não estreou em Portugal e que é absolutamente brilhante.
Se tivesse estreado em Portugal, estaria certamente no Top 5 da minha lista (o meu Top dos melhores é só de filmes que estrearem nos cinemas nacionais durante o ano).

Zatoichi disse...

Os filmes que estrearam em Portugal em 2009 e que mais gostei foram os seguintes:

1- Un Prophète, de Jacques Audiard
2- Public Enemies, de Michael Mann
3- Avatar, de James Cameron
4- Red Cliff, de John Woo
5- Two Lovers, de James Gray
6- Gran Torino, de Clint Eastwood
7- Waltz With Bashir, de Ari Folman
8- Eden Lake, de James Watkins
9- The Hurt Locker, de Kathryn Bigelow
10- All The Boys Love Mandy Lane, de Jonathan Levine
11- Coraline, de Henry Sellick
12- Inglourious Basterds, de Quentin Tarantino
13- District 9, de Neil Blomkamp
14- Synecdoche New York, de Charlie Kaufman
15- The Curious Case Of Benjamin Button, de David Fincher
16- The Warlords, de Peter Chan
17- Up, de Pete Doctor
18- The Hangover, de Todd Philips


Já agora deixo aqui, aquele que foi na minha opinião o videojogo do ano e que recomendo fortemente toda a gente a jogar:

"Dead Space" da Visceral Games (um dos jogos mais intensos alguma vez criados).

Abraço!

Mr. Hand disse...

Zatoichi:
Até que enfim, temos cá a tua lista!
Contente de ver o grande "Un Prophète" em melhor filme de 2009, que filmaço do camandro!
Gostei também de encontrar o grandioso "Red Cliff" tão bem classificado, mesmo se fazes certamente referência à verdadeira versão do filme, ou seja, a versão chinesa em 2 partes, uma autêntica obra-prima do wu xia pian.
Menção especial também ao "All the Boys Love Mandy Lane", excelente filme que passou completamente despercebido, injustamente, já que cruza com grande inteligência e talento visual o filme de adolescentes à la Larry Clark com o slasher americano na mais pura tradição do género.