sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

"Fantasporto 2010": antevisão

Previsto de 26 de Fevereiro a 06 de Março, o Fantasporto, festival português com maior notoriedade internacional, prepara-se para festejar os seus 30 anos de existência com a sua edição de 2010, esperando-se portanto uma certame à altura do evento.
Ainda não há programação completa mas já há pelos menos alguns filmes anunciados assim como as temáticas de algumas secções para além das oficiais, nomeadamente Cinema Fantástico, Semana dos Realizadores, Orient Express e Anima-te & Porto em Curtas.
Vamos portanto encontrar a secção Premiere & Panorama, que tem vindo a ser habitual nos últimos anos procurando divulgar um leque muito diversificado de filmes em termos de nacionalidades e de géneros. Estão previstas as indispensáveis Retrospectivas, este ano, uma Retrospectiva de Cinema Francês e uma Retrospectiva Cinema e Robótica. De referir também uma Homenagem ao realizador português Luís Galvão Teles.
Novidade de peso, um Workshop de Efeitos Especiais com David Marti, técnico espanhol oscarizado pelo seu trabalho na obra-prima de Guillermo Del Toro "El Laberinto del Fauno", e outro com Colin Arthur, make-up artist veterano também espanhol que trabalhou em filmes como "2001: A Space Odyssey", "Clash of the Titans", "Conan the Barbarian", "Abre los Ojos" ou "Sexy Beast".
A nível dos filmes já anunciados, teremos na sessão de abertura oficial "Solomon Kane" de Michael J. Bassett e na sessão de encerramento "The Crazies" de Breck Eisner, remake do filme de George A. Romero. Estas escolhas pode eventualmente deixar dúvidas no que diz respeito à qualidade dos filmes em causa (mesmo se posso desde já adiantar que "Solomon Kane" está longe de ser tão mau como tem sido dito pela Net fora) mas pelo menos mostra que os organizadores do Fantas regressam ao cinema de género, ao contrário de alguns anos anteriores onde havia uma nítida tentativa de abandonar progressivamente a especificidade deste Festival, no nosso entender um tiro no pé uma vez que é precisamente o cinema de género que permitiu ao Fantasporto ser o que é hoje.
Os restantes filmes por enquanto previstos deixam antever uma edição 2010 potencialmente interessante, sendo eles: "[Rec] 2" de Jaume Balagueró e Paco Plaza, o aguardadíssimo "Splice" de Vincenzo Natali, "Thirst" de Park Chan-Wook, "Tetsuo: The Bullet Man" do indispensável Shinya Tsukamoto, "The Descent: Part 2" de John Harris, "Fish Tank" de Andrea Arnold, "Dolan's Cadillac" de Jeff Beesley, "The Time That Remains" de Elia Suleiman, "Vampire Girl vs Frankenstein Girl" de Yoshihiro Nishimura, "Air Doll" de Hirokazu Kore-Eda e ainda "RoboGeisha" de Noboru Iguchi.
Resta aguardar para mais informações e pela programação completa, esperando que mais filmes importantes do cinema que defendemos aqui sejam anunciados.

Sem comentários: