domingo, 10 de abril de 2011

"Sidney Lumet": R.I.P.

É um grande senhor que nos deixou neste dia 09 de Abril, Mister Sidney Lumet, um dos mais ilustres cineastas norte-anericanos da História do cinema.
Com um início de carreira marcado por dez anos de trabalho para a Televisão durante os quais fará a sua primeira longa-metragem, e de imediato a sua primeira obra-prima, com "12 Angry Men" (1957), a sua extensa filmografia é marcada por poucos filmes menores (sobretudo na década de 90) e uma quantidade de grandes filmes, principalmente dramas criminosos, onde o cinema de Sidney Lumet se caracteriza por uma exímia direcção de actores, um cuidado milimétrico do quadro e do posicionamento dos objectos e das pessoas que o compõe e uma mensagem política de denúncia mas sempre a um nível humanista.
O já citado "12 Angry Men", "The Offence", "Serpico", "Murder on the Orient Express", "Dog Day Afternoon", "Network", "Equus", "Prince of the City", "Deathtrap", "The Verdict", "Q & A", "Before the Devil Knows You're Dead" (o seu último e brilhante filme), eis os melhores títulos de um cineasta incontornável que terá influenciado fortemente o cinema norte-americano. So long, Sidney!


(clicar na imagem para aceder à ficha IMDB e no link a seguir para ler a homenagem de Martin Scorsese que como sempre fala melhor do que ninguém, Scorsese's Tribute to Sidney Lumet)

Sem comentários: