quarta-feira, 23 de março de 2011

"La Casa Muda": reality horror show

Primeiro filme do uruguaio Gustavo Hernandez, "La Casa Muda" a.k.a. "The Silent House" em título internacional é mais um daqueles filmes high concept que criam logo à partida um buzz enorme, ao estilo do "[Rec]" ou "Paranormal Activity" para citar só os mais recentes.
Após passar e ter dado que falar em tudo o que era festivais especializados, o filme prepara-se para começar a estreiar, nomeadamente no Reino Unido a dia 08 de Abril, ocasião pela qual apereceu este trailer que, como não podia deixar de ser, é obviamente eficaz.
Para além da incontornável menção "baseado em factos verídicos", o verdadeiro high concept do filme é o facto de ter sido filmado num único plano-sequência (com uma máquina fotográfica, o mesmo Canon utilizado por Quentin Dupieux no genialmente louco "Rubber", história de um pneu assassino!), apesar de algumas retocagens para manter a ilusão, por forma a que a história e as cenas de terror sejam vividos em real time.
Até aqui, o filme tem dividido os espectadores dos festivais, entre aqueles que já gritam obra-prima de tensão e os outros que adormeceram no primeiro quarto de hora. Dado o buzz à volta do filme, não seria de admirar que o mesmo se estreie no nosso circuito comercial, assim poderemos julgar por nós próprios, mesmo se aposto pessoalmente na categoria da bela fraude cinematográfica e portanto na inevitável sesta logo no início do filme!


(clicar no poster para aceder ao trailer)

Sem comentários: