quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

"Bedevilled": Day of the Woman

Primeiro filme do realizador Jang Cheol-So, "Bedevilled" é mais uma pérola negra vinda da Coreia do Sul cuja produção cinematográfica parece estar imparável ultimamente.
Acompanhamos Hae-Won, trintona da cidade que após ter vivido várias complicações na sua vida quotidiana, decide retirar-se por um tempo na ilha remota onde costumava passar férias em criança com os seus avós. Uma vez chegada ao destino, reencontra Bok-Nam , rapariga com quem teve uma amizade de infância. Mas Hae-Won rapidamente se apercebe que Bok-Nam vive um autêntico pesadelo na ilha, já que como única jovem mulher da aldeia é literalmente escravizada pelos seus habitantes, fazendo todas as tarefas necessárias a mando das mulheres e sendo abusada sexualmente vezes sem conta pelos homens. Após várias tentativas falhadas de fuga, Bok-Nam vê a chegada da sua amiga de infância como a sua última oportunidade de salvação mas Hae-Won opta pela indiferença e prefere não se envolver. Mas é sem contar com a revolta de Bok-Nam, finalmente decidida a pôr fim ao seu pesadelo num autêntico banho de sangue.
O filme de vingança é definitivamente um género que nunca se esgota e "Bedevilled" parece ter todos os argumentos para marcar à sério o espectador. As suas passagens por vários festivais de renome foram sempre marcadas por excelentes reviews que não são traídas pelas imagens do trailer actualmente disponível.
Ambiente rural bem caracterizado, quase uma especialidade do cinema sul-coreano, personagens ambíguas e desesperadas, retrato sem concessões do pior que o ser humano é capaz e libertação por um inevitável massacre tão redentor quanto traumatizante, "Bedevilled" é evidentemente um filme a não perder para qualquer amante de cinema de género digno desse nome. Após um "I Saw the Devil" que não pode deixar ninguém indiferente, cá está mais um filme que vai arrasar tudo e todos. South Korea rules!


1 comentário:

IdoMind disse...

My kind of movie: opressão, abusos sexuais, sangue com fartura,uma vingança à maneira...
E depois mencionares o I saw the devil por referência ao Bedville, acho que tenho de te pagar um jantarito este fim-de-semana ;)