sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

"Heartless": o mito de Fausto revisto por Philip Ridley

O talentoso e demasiado raro Philip Ridley, cineasta britânico dos originais e altamente recomendados "The Reflecting Skin" e "Darkly Noon", está felizmente de regresso após quase 15 anos de silêncio com um filme intitulado "Heartless".
Revisitação do mito de Fausto com a sua personagem principal que faz um pacto com um demónio para curar uma probemática marca de nascença na cara e numa parte do seu corpo que sempre fez dele um marginal, isso tudo num ambiente de subúrbio inglês repleto de violência e perigo, "Heartless" revela-se finalmente com este trailer que nos relembra o quanto um cineasta como Philip Ridley faz falta ao cinema de género.
Enraizadas num universo onírico que mistura ambiguidade moral e clima de fim do mundo, a originalidade e a visceralidade do cinema de Philip Ridley são salutares e preciosas, para além de um talento visual longe de ser negligenciável, sobretudo marcado pela subtileza e pelo simbolismo com vários níveis de leitura.
Em resumo, terão percebido que este "Heartless" promete muito e é sem dúvida uma das obras a não perder no próximo Fantasporto, para aqueles que já desesperavam de ver um novo filme do realizador e também para aqueles que ainda não conhecem o cinema de Philip Ridley.

(clicar no poster para aceder ao trailer)

2 comentários:

Zatoichi disse...

Excelente!!!! Já estava com saudades de um filme assim!!!! Promete ser um verdadeiro mind-fuck, estou à espera de algo entre "Jacob´s Ladder" e os filmes de Nicolas Roeg, que aliás parecem ser duas grandes influências neste "Heartless". A ver se não o perco no Fantas!

Mr. Hand disse...

Infelizmente não o vou poder ver no Fantas mas se puderes não percas, Philip Ridley é um cinesta único e demasiado raro, e "Heartless" é sem dúvida uma das grandes exibições desta edição do Festival.