domingo, 8 de fevereiro de 2009

"Adam Resurrected": Paul Schrader encerra Fantasporto 2009

Como já o tínhamos anunciado, a edição 2009 do Fantasporto será encerrada oficialmente com o último filme de Paul Schrader, intitulado "Adam Resurrected".
Paul Schrader é sem dúvida uma figura atípica de Hollywood, ao mesmo tempo dentro e fora do sistema, mais consagrado pelos seus assombrosos argumentos e contemporâneo do grupo de cineastas que, nos anos 70, transformaram o cinema americano para sempre.
Pouco conhecido do grande público, Paul Schrader é no entanto uma peça fundamental do cinema americano como comprova o seu trabalho de argumentista: "The Yakuza" de Sydney Pollack, "Obsession" de Brian De Palma, "Rolling Thunder" de John Flynn, "The Mosquito Coast" de Peter Weir e vários filmes incontornáveis de Martin Scorsese como "Taxi Driver", "Raging Bull", "The Last Tempation of Christ" e "Bringing Out the Dead".
Menos valorizado infelizmente é o seu trabalho como realizador, no entanto, recheado de excelentes filmes sempre marcados por temáticas fortes e diferentes, como são os melhores exemplos: "Blue Collar", "Hardcore", "American Gigolo", "Cat People", "Mishima: A Life in Four Chapters", "Light Sleeper", "Affliction" e "Auto Focus".
"Adam Resurrected" apresenta-se portanto como mais uma tentativa de abordagem diferente a um tema muito tratado no cinema, o Holocausto. Adaptando um livro de Yoram Kaniuk e deixando o seu habitual lugar de argumentista ao desconhecido Noah Stollman, Paul Schrader conta-nos a história do judeu Adam Stein, um carismático paciente de um manicómio para sobreviventes do Holocausto sito em Israel nos anos 60. Stein é um paciente atípico que parece ler a mente das pessoas e que se mantém um enigma para os médicos que o tentam ajudar.
Descobrimos então que, antes da guerra, Stein era um comediante de sucesso que fazia espectáculos de magia, habilidades de circo e de música em palco, apreciado por todos, inclusive os nazis, até ser enviado para um campo de concentração sob a autoridade do Comandante Klein, onde vai sobreviver tornando-se o "cão" do Comandante enquanto a sua mulher e a sua filha enfrentam as câmaras de gás.
Agora no manicómio, Stein vai criar uma estranha ligação com uma criança recém-chegada que foi criada acorrentada numa cave e que se comporta como um cão selvagem. Presenciamos então o encontro improvável de um homem que outrora foi um cão com um cão que outrora foi uma criança.
Os trailers que destacamos aqui consubstanciam perfeitamente toda a estranheza e bizarria desta história, privilegiando ambientes oníricos e cenas surrealistas com constantes vaivéns entre o ambiente colorido do manicómio e o preto & branco das imagens do passado nos campos de concentração com o denominador comum da loucura dos homens.
Contando com um elenco forte (Jeff Goldblum, Willem Dafoe, Derek Jacobi e Ayelet Zurer) e uma banda sonora do talentoso Gabriel Yared, "Adam Resurrected" deverá ser assim mais um ensaio interessante deste artista iconoclasta que é Paul Schrader, mais um filme diferente a sumar a uma filmografia única no panorama do cinema americano contemporâneo. A descobrir dia 28 de Fevereiro às 21h no Grande Auditório do Rivoli.


Sem comentários: