sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

"The Last House on the Left": Sympathy for Mr. Vengeance

Os filmes de terror norte-americanos têm vivido quase exclusivamente de remakes de filmes dos anos 70 e 80 e 2009 não será excepção.
Um deles será portanto "The Last House on the Left" de Dennis Iliadis, realizador grego desconhecido, que dirige aqui o remake do filme homónimo de 1972 realizado por Wes Craven. Craven assume desta vez o papel de produtor e o facto de ter ido buscar um jovem realizador europeu mostra que pretende reeditar o feito do remake de "The Hills Have Eyes", cujo jovem cineasta francês Alexandre Aja transformou num filme verdadeiramente superior ao original.
A história do filme é conhecida de todos: um par de adolescentes são raptadas e torturadas por um bando de psicopatas. Posteriormente, o bando refugia-se sem saber na casa dos pais de uma das raparigas, cuja vingança vai ser terrível e bem pior do que o bando fez.
O trailer desta nova versão que deverá estrear durante 2009 já se encontra disponível e, logicamente, o filme não tem nada a ver a nível visual com o seu modelo. Esqueçam portanto a estética de filme underground feito sem orçamento, do tipo documentário, que apostava numa atmofera ultra realista, o filme de Dennis Iliadis tem budget que se veja e o cineasta tentou desenvolver um ambiente trabalhado na onda do neo-filme de terror americano.
Ainda não sabemos se a violência e as cenas doentias serão do nível do filme de Wes Craven, sendo que a obra original é ainda hoje considerada como um dos filmes mais perturbadores e subversivos jamais feitos. Pelo menos a estética é limpinha mas algumas cenas deixam antever que poderemos ter direito a violência gráfica da grossa.
A questão da preservação das temáticas ou eventualmente do desenvolvimento das mesmas, como fez Alexandre Aja em "The Hills Have Eyes", é no entanto ainda uma completa incógnita. Para variar, vamos ter de esperar para ver.

(clicar na foto para aceder ao trailer)