sábado, 18 de outubro de 2008

"Franklyn": sci-fi neo-noir thriller

Vindo de nenhures, aqui está um filme que se apresenta como uma pontecial surpresa. "Franklyn" conta 2 histórias paralelas, uma situada no Londres actual e outra numa cidade futurística dirigida pela Igreja chamada Meanwhile City, onde 4 personagens vão ver os seus destinos respectivos colidirem uns com os outros quando estes 2 mundos paralelos se juntam por causa de um particular evento.
Jonathan Preest (Ryan Phillippe) é um habitante ateu de Meanwhile City que de noite procura vingança contra o líder da cidade, escondendo a sua identidade atrás de uma máscara. Emilia (Eva Green) é uma jovem artista de Londres cujos trabalhos sobre a representação do suicídio e relação problemática com a mãe a têm levado numa profunda depressão. Milo (Sam Riley) é um jovem com o coração partido depois de uma relação amorosa complicada e que desespera de encontrar a mulher perfeita. Esser (Bernard Hill) é um homem desfeito, profundamento religioso, que tem uma única obsessão, encontrar o seu filho, um veterano da guerra do Golfo, vagueando pelas zonas mais pobres de Londres no meio dos sem-abrigos.
O trailer agora disponibilizado é visualmente muito forte, nomeadamente todas as cenas passadas em Meanwhile City. O realizador e argumentista inglês Gerald McMorrow, que faz aqui a sua primeira longa-metragem, parece fortemente influenciado pelo trabalho de Alan Moore, sobretudo o seu "V for Vendetta". Por outro lado, a história parece muito ambiciosa e envolta de um mistério que já temos vontade de descobrir (como será que estes 2 mundos paralelos se vão cruzar?).
Previsto para estrear na Inglaterra a 30 de Janeiro 2009, o filme sofreu alguns atrasos porque inicialmente o elenco previa os actores Ewan McGregor no papel de Jonathan Preest, John Hurt no papel de Esser e Paul Bettany no papel de Milo, até que os produtores decidiram contratar actores mais jovens nos seus respectivos papéis, matendo-se apenas a James Bond girl Eva Green no seu papel desde o início.
De facto, este "Franklyn" é uma curiosidade que esperemos que chegue um dia ao nosso belo país e, sobretudo, que esteja à altura do hype crescente que já começou a acompanhar o filme. Keep the faith!

Sem comentários: