quinta-feira, 26 de junho de 2008

"Inju, la bête dans l'ombre": Edogawa Rampo versus Barbet Schroeder

O realizador francês, de origem iraniana, Barbet Schroeder está de regresso às longas-metragens de ficção após 6 anos onde apenas dirigiu o documentário "L'Avocat de la Terreur" o ano passado.
O veterano cineasta sempre se caracterizou por uma grande versatilidade, abordando todos os géneros com mais ou menos sucesso artístico. Dos seus filmes mais marcantes, destacam-se assim o drama alcoólico "Barfly", o biopic ambíguo "Reversal of Fortune", o polar negro "Kiss of Death" ou ainda o atípico e perturbador "La Virgen de los Sicarios".
Para não fugir à regra, o seu novo filme é mais um obra diferente na sua filmografia. De facto, "Inju, la bête de l'ombre" é uma adaptação de um livro do mestre nipónico da literatura de terror e de mistério, Edogawa Rampo, justamente assimilado ao incontornável Edgar Allan Poe. "Inju" conta a história de Alex Fayard, romancista francês que se encontra no Japão para fazer a promoção do seu novo livro. Mas quando conhece a jovem e bela geisha Tamao, ameaçada de morte por um antigo amante, e decide ajudá-la, Alex Fayard vai confrontar-se com o célebre escritor Shundei Oe, autor de livros policiais e do qual Alex é o especialista em França. Começa então uma descida aos infernos por um submundo misterioso e perverso onde terá lugar uma trágica perseguição a um homem obcecado pela vingança.
Quem conhece o universo de Edogawa Rampo ("Blind Beast" e "Black Lizard" são 2 das suas obras mais conhecidas) sabe que as suas histórias são sempre marcadas por um negrume social e um clima doentio onde os sentimentos mais perversos se misturam a uma investigação policial à primeira vista tradicional.
Nesse contexto, o trailer do filme de Barbet Schroeder parece captar toda a essência do universo do escritor e, mais surpreendente, todas as particularidades do cinema japonês. É simples, se nos tivessem dito que este filme era realizado pelo genial e defunto Kinji Fukasaku (que já adaptou Rampo no cinema com justamente "Black Lizard" em 1968), se calhar teríamos acreditado. Mesma secura de imagem, mesma irrupção repentina da violência, mesma mistura de clima realista parasitado pelo mistério e o desconhecido. Sem dúvida que "Inju" se apresenta como uma excelente proposta de cinema de género, sendo que a dupla visão ocidente/oriente pode sempre proporcionar grandes momentos cinematográficos.
Previsto para estrear em França no próximo dia 3 de Setembro, esperemos que o novo filme de Barbet Schroeder chegue a Portugal porque a curiosidade está no seu auge para descobrir esta possível pérola.

(clicar no poster para aceder ao trailer e ao site oficial do filme)

Sem comentários: