quarta-feira, 23 de abril de 2008

"Missing": o génio Tsui Hark está de volta

Pouco conhecido do grande público e de uma grande parte dos cinéfilos ocidentais, o realizador de Hong-Kong Tsui hark é sem dúvida um dos melhores e mais importantes cineastas da história do cinema, nada menos.
Verdadeiro revolucionário da 7ª Arte, organizador genial do caos em película e experimentalista sem limites, Tsui Hark passou a sua turbulenta carreira a reimaginar todos os géneros na base do cinema popular chinês. De "Don't Play With Fire" a "Zu: Warriors from the Magic Mountain", da Saga "Once Upon a Time in China" a "The Lovers", passando por "The Blade" (wu xia definitivo!), "Time and Tide e o recente "Seven Swords", Tsui Hark tornou-se um realizador mítico e único na sua abordagem extremista do objecto "filme" com as suas habituais características, ou seja, uma narrativa desconcertante, uma desconstrução radical do espaço e uma inovação visual por segundo.
Artista indispensável para qualquer cinéfilo que se preze, é com grande prazer que destacamos agora o novo filme de Tsui Hark, cineasta demasiado raro utlimamente. Intitulado "Missing", pouco sabemos ainda sobre o filme, apenas que deverá tratar-se de uma mistura de história de amor romântica com thriller submarino, tendo por cenário as ruínas da Ilha Yonaguni no Japão.
O presente trailer não tem, infelizmente, grande qualidade e ainda revela pouco do filme que nos espera. Todavia, conhecendo o génio louco de Tsui Hark, deveremos ser brindados por uma história dispersa e confusa, transcendida por uma mise en scène radical e virtuosa de ficar de boca aberta, provando assim que o cineasta continua em plena forma, como demonstraram os seus útlimos filmes, o visceral e icónico "Seven Swords" e o surpreendente "Triangle" em parceria com os não menos excelentes Ringo Lam e Johnnie To. Agora resta o mais difícil, esperar!

Sem comentários: