quarta-feira, 23 de abril de 2008

Festival de Cannes 2008

É de 14 a 25 de Maio que irá decorrer a 61ª edição do Festival de Cannes. Hoje, em conferência de impressa, foram divulgados os júris das várias secções como também o integral da programação.
Dos júris, destaca-se o Presidente das Longas-Metragens, o actor Sean Penn, e o Presidente das Curtas-Metragens, o realizador de Taiwan, Hou Hsiao-Hsien.
Dos filmes em competição, os mais aguardados são certamente "Changeling" de Clint Eastwood e "Synecdoche, New York", primeiro filme do brilhante argumentista Charlie Kaufman, referindo-se ainda "Adoration" de Atom Egoyan, "Che" de Steven Soderbergh e "The Palermo Shooting" de Wim Wenders.
Da secção "Un Certain Regard", o destaque vai para "Tokyo!" do trio Bong Joon-Ho, Leos Carax e Michel Gondry, e sobretudo para o novo Kiyoshi Kurosawa, um dos nossos cineastas nipónicos preferidos, "Tokyo Sonata".
Por fim, fora da competição, os nossos dois filmes mais esperados são sem dúvida "Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull" de Steven Spielberg e "The Good, The Bad and The Weird" do excelente Kim Jee-Won, sendo este último se calhar o nosso filme mais ansiado do Festival. Destaque ainda para "Ashes of Time Redux" de Wong Kar-Wai, nova versão do seu soberbo e atípico wu xia pian, "Chelsea Hotel" de Abel Ferrara, "Maradona" de Emir Kusturica, documentário sobre o controverso jogador de futebol, "Surveillance" de Jennifer Lynch, filha de David "Eraserhead" Lynch, e "Vicky Cristina Barcelona" do incansável Woody Allen.
Podem portanto consultar o integral da programação dos filmes e da composição dos vários júris no site oficial do Festival, clicando no poster mais acima.

Sem comentários: