sexta-feira, 4 de novembro de 2011

"Shame": trailer + clip

Um dos grandes choques cinematográficos de 2008 foi sem dúvida "Hunger" de Steve McQueen, filmaço de uma mestria e de um poderio dramático que ainda impressionam a cada nova visão. Com este primeiro filme que ninguém estava à espera, Steve McQueen passou instantaneamente a ser considerado um cineasta a seguir de perto.
E pelos vistos esta primeira impressão não enganou porque o seu segundo filme, "Shame", já está a dar muito que falar, com reviews absolutamente ditirámbicas e uma série de prémios como o FIPRESCI Prize para melhor filme e a Taça Volpi para melhor actor no último Festival de Veneza.
"Shame" é mais uma vez um filme difícil com um tema forte, actual e incomodativo. Seguimos o quotidiano de Brandon, um trintão que vive em Nova Iorque e que se revela viciado em sexo, incapaz de gerir as suas relações amorosas. No entanto, a sua situação profissional e o seu estatuto social permitem-lhe aparentar levar uma vida normal. Mas quando a sua problemática irmã chega a Nova Iorque sem avisar para se instalar no seu apartamento,  Brandon está prestes a perder o controlo da sua vida.
Reencontrando o brilhante Michael Fassbender no papel principal que contracena aqui com a não menos talentosa Carey Mulligan, Steve McQueen parece continuar a sua radiografia interna do ser humano como animal social cheio de dúvidas e de frustrações, desta vez a um nível mais íntimo e menos político, com interligações directas com o impacto desumanizante das nossas megacidades.
O trailer agora disponibilizado é particularmente fabuloso e cria de imediato um nó no estômago para além de impressionar pela precisão do quadro que deixa antever mais uma vez uma realização subtil mas de alto nível, em perfeita adequação com o que atravessam as personagens. Ao mesmo, o clip que acompanha o trailer relembra-nos o gosto do cineasta para planos-sequência que dão todo o destaque os actores, conseguindo assim um nível de veracidade visceral ao mesmo tempo que altamente cinematográfico.
Enfim, terã percebido que "Shame" é um filme ansiosamente esperado por estas bandas, sendo que a estreia nos Estados Unidos (com uma classificação NC-17 dado o cariz sexual sem concessões do filme) irá ocorrer a 02 de Dezembro, em França a 07 de Dezembro e no Reino Unido a 13 de Janeiro 2012. Resta esperar que esta potencial bomba cinematográfica chegue o mais rápido possível a Portugal!

(clicar no poster para aceder ao trailer e ao clip)

Sem comentários: