domingo, 20 de novembro de 2011

"From Up On Poppy Hill": trailer

Após "Tales from Earthsea", Goro Miyazaki, filho que quem vocês sabem, está de regresso à realização com o seu segundo filme para o Studio Ghibli.
Adaptado de um manga de Chizuru Takahashi e Tetsuro Sayama com argumento do próprio Hayao Miyazaki acompanhado de Keiko Niwa, "From Up On Poppy Hill" desenrola-se no Japão em 1963 e conta a história de Umi, filha mais velha de uma família só de mulheres após que o pai tenha desaparecido no mar. Enquanto todos os dias de manhã, trata de enviar sinais de presença aos barcos que navegam ao largo da baía, Umi vai ligar-se de amizade com o jovem Shun, responsável do clube de jornalismo do liceu. No entanto, a sua relação vai evoluir de forma surpreendente quando se revela um segredo à volta do nascimento de cada um eles e que parece ligá-los...
Estreado no Japão no passado dia 16 de Julho e começando a ter datas de estreia no Ocidente, nomeadamente em França no próximo dia 11 de Janeiro 2012, o trailer deste "From Up On Poppy Hill" é particularmente empolgante com o seu ambiente de época e a promessa de um filme sensível e poético à boa maneira do Studio Ghibli.
Mesmo se tem sido algo complicado para o Studio substituir dois génios como Hayao Miyazaki e Isao Takahata, como demonstraram os níveis artísticos apenas satisfatórios e não fabulosos de "Tales from Earthsea" ou "The Secret World of Arrietty" de Hiromasa Yonebayashi, esperemos que este filme sirva para Goro Miyazaki atingir um patamar superior e começar a caminhar no sentido de estar à altura do seu ilustre pai, o que é tudo menos fácil!

(clicar no poster para aceder ao trailer)

3 comentários:

F.A. disse...

Goro Miyazaki tem um caminho mesmo muito difícil a percorrer se quiser chegar ao mesmo nível do pai... FORÇA!
Não vi o primeiro filme dele ("Tales from Earthsea") e por isso aguardo ansiosamente para ver este "From Up On Poppy Hill"... e mesmo que tivesse visto, estaria igualmente ansiosa, pois o Studio Ghibli não me desiludiu até à data!

Mr. Hand disse...

Goro Miyazaki tem uma tarefa impossível que é estar à altura de um autêntico génio da História da animação e do cinema tout court. O melhor que ele tem a fazer é seguir o seu caminho e criar o seu universo, independentemente de tudo o resto.

Apesar do Studio Ghibli nunca desiludir, temos de admitir que há uma grande diferença entre os filmes realizados por Hayao Miyazaki ou Isao Takahata e os filmes dos outros realizadores que trabalham para o estúdio, mesmo se os filmes desses últimos não são maus e até bem giros, o que era o caso de "Tales from Earthsea".

É previsível que durante um tempo após a reforma ou a morte daqueles dois génios (já são bem velhadas!), o Studio Ghibli vai ter dificuldade em manter a sua supremacia no mundo da animação em termos qualitativos, pelo menos até aparecer um novo génio que nos leve mais uma vez para universos alucinantes.

Wait and see, como diria o outro, entretanto este "From Up On Poppy Hill" tem boa pinta e acredito que vai ser um filme importante no crescimento de Goro Miyazaki enquanto artista.

F.A. disse...

Wait and see!