quarta-feira, 21 de setembro de 2011

"Les Lyonnais": trailer

São muito apreciadores popr estas bandas do trabalho do realizador francês Olivier Marchal. Antigo polícia que serviu na repressão ao grande banditismo, reconverteu-se primeiro em actor e depois em argumentista e cineasta.
Após um primeiro filme promissor mas prejudicado por uma evidente falta de orçamento e uma produção caótica, intitulado "Gangsters", Marchal convenceu toda a gente com o seu segundo filme, o excelente "36 Quai des Orfèvres", muito influenciado pelo incontornável "Heat" de Michael Mann. Seguiu-se o injustamente desconhecido "MR-73", filme policial intimista mas ainda mais intenso e negro, no final um verdadeiro passo em frente em termos de evolução visual e narrativa para o realizador.
Após uma passagem aclamada pela televisão com a série "Braquo", Oliver Marchal conseguiu reactivar todo um género do cinema francês, graças ao seu amor evidente da arte cinematográfica, à sua experiência na polícia que nutrem os seus filmes de credibilidade e realismo e à sua aceitação de uma abordagem romanesca para contar as suas história.
Desse modo, o seu novo filme é sem dúvida o seu projecto mais ambicioso até à data. "Les Lyonnais" é um fresco que segue o percurso desde a infância de um grupo de criminosos ao longo da sua luta com a polícia e das suas desavenças internas, entre traições, código de honra e sobrevivência.
Dotado de um elenco sólido (Gérard Lanvin, Tchéky Karyo, Francis Renaud, Daniel Duval e François Levantal), o filme tem finalmente um trailer disponível e basicamente, parece que nos espera o melhor com este rise and fall entre emoção à flor da pele e cenas de acção intensas.
"Les Lyonnais" irá estrear em França em 30 de Novembro e esperemos que o seu sucesso confirme de vez Olivier Marchal como um dos melhores cineastas franceses em actividade bem como permita uma eventual estreia em Portugal, à semelhança do que aconteceu com "36 Quai des Orfèvres".

(clicar na foto para aceder ao trailer)

Sem comentários: