sábado, 23 de julho de 2011

"MOTELX 2011": uma edição que se anuncia grandiosa

Com a apresentação de dia 20 de Julho, já temos os primeiros filmes divulgados bem como o nome do convidado de honra desta edição 2011 do MOTELx.
Do lado dos filmes, os títulos anunciados cumprem com as expectativas: "The Ward" de John Carpenter, "Burke & Hare" de John Landis, "The Woman" de Lucky McKee, "Mother's Day" de Darren Lynn Bousman, "The Violent Kind" de The Butcher Brothers, "Stake Land" de Jim Mickle e "The Shrine" de Jon Knautz.
Do lado dos convidados, será portanto o Eli Roth o convidado de honra este ano. O realizador de "Cabin Fever", "Hostel" e "Hostel II" é sem dúvida uma figura de destaque do actual cinema de género norte-americano, mas também é bastante controverso no sentido que tem numerosos detractores, mesmo se o consenso à volta da qualidade do seu "Hostel II" acabou por temperar as coisas. O seu papel de produtor no contestado "The Last Exorcism" veio no entanto relembrar que Eli Roth poderá não passar de um oportunista, com talento mas o oportunista na mesma. Fora isso, não há dúvidas que a presença de Eli Roth va contribuir a fazer crescer a visibilidade internacional do Festival.
Uma nota ainda para aquilo que bem poderá ser o mais interessante desta edição 2011, a retrospectiva do cineasta nipónico Sono Sion, um dos grandes nomes do cinema japonês actual, basicamente um incontornável que faz filmes completamente diferentes do que tudo o que se vê por aí. "Suicide Club", "Noriko's Dinner Table", "Strange Circus", "Love Exposure", "Cold Fish" ou "Guilty of Romance", uma série de obras iconoclastas, perturbadoras, desafiadoras, em suma, imperdíveis.
Espera-se agora pela programação completa com expectativa de mais umas surpresas e a nível de eventuais mais convidados também. Relembramos, de 07 a 11 de Setembro. Stay tuned!

Sem comentários: