sábado, 16 de abril de 2011

"Rise of the Planet of the Apes": trailer

Hollywood nunca pode deixar de lado defintivamente um franchise, seja ele qual for, sobretudo quando se trata da saga "Planet of the Apes" que já provou o seu potencial comercial mesmo se a relação qualidade versus a quantidade de filmes já produzidos é bastante deficitária.
Uma vez que os tempos estão virados para os remakes/reboots/prequelas, a Fox escolheu fazer agora uma prequela e contar a história de como um cientista empenhado em curar a doença de Alzheimer vai conseguir fazer evoluir um primata que chamaram Caesar, de tal forma que se tornará o líder da sua espécie, acabando por dominar o nosso mundo.
Sendo a Fox um dos piores estúdios em termos de castrar os seus realizadores, a escolha do cineasta para encabeçar este projecto não deixa de surpreender. Contrariamente ao yesman esperado ou então ao veterano de Hollywood já confirmado, foi o britânico Rupert Wyatt o escolhido, que realizou até aqui apenas uma longa-metragem, o prison drama modesto mas que deu nas vistas "The Escapist". Escolha arriscada e inabitual por parte de um estúdio como a Fox quando se trata de um blockbuster, veremos se Rupert Wyatt vai ter mãos para isto e se não é esmagado pela máquina de Hollywood ou pior se não se transforma em mais um yesman.
Para além do realizador, outro sinal de que a Fox acha este projecto um outsider é o elenco sem verdadeira estrela mesmo se James Franco, aqui o protagonista principal, já começa a ter esse estatuto. Destaca-se portanto Freida Pinto, Andy Serkis, John Lithgow, Brian Cox, Tom Felton e David Hewlett.
Entretanto e apesar de o filme estar ainda em pós-produção, o primeiro trailer já está cá fora, uma vez que o filme irá estrear nos Estados Unidos no próximo dia 05 de Agosto, e mais uma curiosidade é ver que o principal argumento de venda é o trabalho da Weta Digital, estúdio de efeitos especiais estrela desde a trilogia "Lord of the Rings", ainda para mais quando a saga "Planet of the Apes" sempre se caracterizou pelo seu exímio trabalho de maquilhagens. Outro sinais dos tempos ou não estaríamos nós na era do digital.
No final, o trailer nem aquece nem arrefece para um filme que ninguém parece esperar, o que até se poderá revelar benéfico para criar a supresa, esperando que as escolhas por uma vez arriscadas da Fox possam ser acertadas, na condição que o estúdio não meteu o bedelho onde não deve, mesmo se a escolha do todo digital (apesar de se tratar da Weta Digital) pode ser um grande risco. Wait and see, mais uma vez...


(clicar no poster para aceder ao trailer)

Sem comentários: