domingo, 3 de abril de 2011

"13 Assassins": international trailer

Remake do filme homónimo de 1963 realizado por Eiichi Kudo, "13 Assassins" de Takashi Miike tem dado que falar, aliás como todos os filmes deste enfant terrible do cinema japonês contemporeâno. 
Projecto abertamente comercial, Miike multiplicou por 4 a acção do filme, nomeadamente no final onde os 13 assassinos do título já não defrontem 50 adversários mas sim 200, e rejuvenesceu o género do filme de samurais pelos padrões actuais, ou seja, humor, alguns jovens actores do momento, sangue digital e outros efeitos especiais.
Apesar disso, como podemos comprovar na última Mostra SyFy onde foi exibido o filme, Takashi Miike conseguiu felizmente com que as qualidades do seu filme fossem largamente superiores aos seus evidentes defeitos. Pondo de parte um humor estúpido completamente fora de contexto e umas cenas de verdadeiro mau gosto (esperem por ver uns búfalos a arder em cgi!), "13 Assassins" nova versão é um verdadeiro filme de samurais que tem a inteligência de pagar o seu tributo aos seus ilustres predecessores, o filme original de Eiichi Kudo claro mas também o incontornável "Seven Samurai" de Akira Kurosawa.
Assim, quase somos tentados a dizer que a melhor parte do filme é todo a preparação do golpe antes da famosa cena de combate dantesca que tem dado a sua fama ao filme. Todas as intrigas, a caracterização das personagens, o maniquéismo das situações e os temas habituais do sacríficio, da honra e da camaradagem, tudo concorre aqui a reencontrar os códigos do filme de samurai perfeitamente traduzida pela elegante e precisa realização de Takashi Miike.
Depois quando vem o esperado combate final, mesmo se tudo não está perfeito porque Miike privilegia a confusão e o gigantismo do confronto para traduzir um ambiente de guerra em vez de optar por uma iconização e eficácia sangrenta próprias ao Chambara, a implicação emocional já está conseguida e vibramos com as lutas e a causa destes 13 assassinos, febris a aguardar a conclusão obrigatoriamente trágica deste sacríficio em prol do Bem.
Fica aqui portanto este trailer internacional do "13 Assassins" de Takashi Miike, não se fazendo ideia se um dia isto estreará cá no circuito comercial, bem fizeram aqueles que o foram descobrir na Mostra SyFy, e é um habitual detractor do cinema de Takashi Miike que o diz, portanto...


(clicar no poster para aceder ao trailer)

Sem comentários: