domingo, 30 de janeiro de 2011

"Troll Hunter": trailer

Os nórdicos continuam a dar nas vistas no que toca ao cinema de género, desta vez com o norueguês "Troll Hunter" de André Ovredal.
Seguimos um grupo de estudantes na investigação de misteriosas mortes na floresta, à partida atribuídas a ursos na falta de melhores explicações. No entanto, o grupo vai rapidamente descobrir que há coisas bem mais perigosas na floresta quando decidem seguir um caçador como guia, caçador esse que se revela um caçador de trolls!
Tem havido um grande buzz à volta deste "Troll Hunter", um filme que se apresenta por um lado como verdadeiramente original com os seus trolls e na sua entrada pouco ortodoxa no género do filme de monstro mas por outro recupera o visual e a estrutura narrativa mais do que batidos do falso documentário à la "Blair Witch Project" ou à la "[Rec]".
As diversas reviews têm assim sido bastantes divergentes, entre aqueles que ficaram entusiasmados com os efeitos especiais convincentes, as cenas de acção imersivas e o humor do filme e os outros que já se fartaram do estilo falso documentário, da shaky cam que essa escolha implica e também de um ritmo cheio de altos e baixos que acaba por fazer do filme um aborrecimento.
O trailer disponível lembra-nos de facto o recente "The Last Exorcism", o que à partida pode não ser bom sinal. No entanto, é inegável que certas imagens, nomeadamente aquelas envolvendo os trolls, provocam muita curiosidade e parecem particularmente jubilatórias. Para além do facto de que os cineastas nórdicos estão a atravessar um belo momento de inspiração.
Resta saber quando é que será visível este filme em Portugal, se é que chegue cá um dia. No MOTELx 2011 eventualmente mas até Setembro ainda falta muito. Wait and see!

(clicar no poster para aceder ao trailer)

Sem comentários: