sábado, 18 de dezembro de 2010

"L'Assaut": trailer

O jovem realizador francês Julien Leclercq deu nas vistas com o seu primeiro filme, o actioner de ficção científica "Chrysalis" mas no final com o balanço discutível. Por um lado era inegável a qualidade técnica do cineasta com cenas destacando-se do comum deste tipo de tentativa no cinema europeu mas no que diz respeito a contar uma história e dar sentido as suas imagens, aí a coisa complicava-se.
Prestes a estrear o seu segundo filme (09 de Março 2011 em França), vamos ver se Leclercq corrigiu os defeitos da sua primeira tentativa e está no bom caminho. Intitulado "L'Assaut", trata-se de um drama de acção inspirado em factos verídicos uma vez que relata o golpe terrorista ocorrido em 24 de Dezembro 1994 onde um grupo islamista no aeroporto de Argel tomaram como refém um avião de Air France e todos os seus passageiros com destino para Paris. Aterrando dia 26 de Dezembro em Paris, as forças especiais francesas vão tomar de assalto o avião e acabar com um golpe terrorista sem precedentes na altura e sem dúvida anunciador dos futuros eventos trágicos do 11 de Setembro 2001.
O primeiro trailer do filme já foi disponibilizado e reencontramos o estilo do realizador com uma fotografia arrojada e umas cenas de acção aparentemente eficazes. Resta saber se precisamente Julien Leclerq vai conseguir gerir a emoção inerente ao acontecimento que relata através do retrato consistante de várias personagens, evitando um discurso maniquéista que pode deitar abaixo um projecto destes logo à partida.

(clicar no poster para aceder ao trailer)

Sem comentários: