sábado, 6 de março de 2010

"Legend of the Guardians": Happy Feet versão 300

Inicialmente intitulado "Guardians of Ga'Hoole" como o livro de Kathryn Lasky que adapta, "Legend of the Guardians" é o primeiro filme de animação de Zack Snyder, o homem por trás de "Dawn of the Dead" o remake, "300" e "Watchmen". Dado o seu estilo característico, sobretudo definido nos seus últimos 2 filmes, quase parecia inevitável que o cineasta fosse mais cedo ou mais tarde encabeçar um projecto de animação.
Cá está ele então, juntando-se aos produtores Animal Logic e Village Roadshow Pictures responsáveis do genial "Happy Feet" de George Miller, para contar a história de um bando de mochos que vivem na floresta mas cuja paz vai ser posta em risco por uma entidade monstruosa decidida a destruí-los. O jovem Soren, fascinado pelas histórias que o seu pai lhe contava sobre os lendários Guardiões de Ga'Hoole, decide partir para encontrá-los e convencê-los a salvar a sua comunidade, acreditando que estes guerreiros existem de verdade.
O primeiro teaser-trailer acaba de chegar à Net e não há dúvidas que se trata de um filme de Zack Snyder. Em termos estéticos, está lá tudo, desde o slow-motion até às imagens ultra trabalhadas ao nível das cores, da luz e da iconização das personagens e das cenas de acção. Aliás, em última análise, até se pode esperar que o estilo do cineasta consiga neste contexto de 100% animação uma mais convincente integração em termos visuais e narrativos, não sofrendo da amálgama por vezes formalmente contestável entre o virtual e o real dos seus filmes anteriores, nomeadamente no que toca aos actores de carne e osso.
"Legend of the Guardians" é portanto um desafio curioso e à partida empolgante, esperando-se que se assuma como um verdadeiro filme de aventuras épico sem ser parasitado por esse espírito infantilizante que prejudica muitos dos filmes de animação norte-americanos. Com as vozes de Hugo Weaving, Emilie de Ravin, Abbie Cornish, Geoffrey Rush, Helen Mirren, Sam Neill, Jim Sturgess, David Wenham, Ryan Kwanten e Miriam Margolyes, o filme estreará em 3-D dia 24 de Setembro nos Estados Unidos e certamente antes do fim do ano em Portugal.

(clicar na foto para aceder ao teaser-trailer)

Sem comentários: