sábado, 27 de março de 2010

"The Illusionist": Jacques Tati is alive!

Não tínhamos notícias de Sylvain Chomet após o seu brilhante "Les Triplettes de Belleville", desenho animado que já data de 2003.
Mas o realizador está de volta com "The Illusionist", mais um desenho animado que conta a história de um ilusionista cuja carreira está em declínio e que decide partir para a Escócia para tentar viver da sua arte, onde irá conhecer uma jovem rapariga que mudará a sua vida para sempre.
A curiosidade deste projecto é o mesmo basear-se num argumento do mítico Jacques Tati que nunca conseguiu concretizá-lo em filme antes de morrer, daí a personagem do mágico ser o retrato fiel do lendário cineasta. Tendo marcado presença com sucesso no último Festival de Berlim e previsto para estrear em França no próximo dia 05 de Maio, "The Illusionist" deverá chegar às salas nacionais, não seja pelo sucesso do seu filme anterior.
Nestes tempos que correm de toneladas de desenhos animados em CGI e em 3D, estas imagens de animação tradicional com um feeling retro (mesmo se foram certamente utilizados computadores), pelos vistos imagem de marca de Sylvain Chomet, são paradoxalmente uma lufada de ar fresco que nos tarda descobrir.

(clicar no poster para aceder ao trailer)

Sem comentários: