domingo, 5 de julho de 2009

"Coffin Rock": Fatal Attraction

A Australia tem tentado manter uma produção regular de filmes de terror desde o sucesso supresa do "Wolf Creek" de Greg McLean e temos portanto aqui mais um representante dessa nova vaga que já tem dado que falar em alguns festivais, nomeadamente o NIFFF 2009.
"Coffin Rock" escrito e realizado pelo novato Rupert Glasson conta a história de Jessie e da sua vida idílica com o marido numa pequena aldeia costeira que dá nome ao filme. Única sombra que paira sobre o casal: a incapacidade em ter filhos. Mas numa noite de fraqueza, Jessie vai ter um deslize e trair o marido com o jovem Evan, recém chegado a Coffin Rock e sobre o qual nada se sabe de concreto. E quando Evan começa a insistir em continuar a relação apesar da vontade de Jessie, a qual entretanto descobre que está grávida, as coisas começam a complicar-se a olhos vistos, Evan revelando-se um terrível psicopata.
O trailer revela um filme que aposta num ambiente realista à partida com poucos efeitos, aproveitando o seu cenário costeiro e a sua luz natural. Jogando com o crescendo habitual deste tipo de filme, "Coffin Rock" parece levar o seu tempo para instalar a história e credibilizar as suas personagens e depois explodir no caminho do final com recurso a mais violência gráfica e ambiente perturbador.
Não se pode dizer que o filme de Rupert Glasson proponha coisas novas mas o filme parece proporcionar os seus momentos de tensão num quadro credível e humano sempre imparável em termos de empatia desde que correctamente desenvolvido. Partilhando o mesmo produtor que o já citado "Wolf Creek", "Coffin Rock" parece recorrer as mesmas armas que o primeiro de Greg McLean, esperemos então que consiga atingir o mesmo sucesso artístico.

(clicar no poster para aceder ao trailer)

Sem comentários: