sexta-feira, 22 de maio de 2009

"Surrogates": simulacra and simulation

O simpático e talentoso Jonathan Mostow, realizador de "Breakdown", "U-571" e "Terminator 3: Rise of the Machines", está de regresso com um muito prometedor filme de ficção científica intitulado "Surrogates" preparado para estrear nos Estados Unidos no próximo dia 25 de Setembro.
Adaptação de uma graphic novel de Robert Venditti e Brett Weldele, o filme conta a história de uma sociedade futurista onde o ser humano vive fechado em casa em constante isolamento e interage na vida quotidiana apenas através de robôs chamados surrogate. Todavia, um polícia (Bruce Willis himself) vai ser obrigado a sair de casa pela primeira vez em anos para investigar um misterioso caso de assassínio de surrogates, pondo em perigo todas as fundações desta nova sociedade.
O primeiro trailer acaba de ser divulgado na Net e as imagens são excelentes, deixando antever um filme entre o "Minority Report" de Steven Spielberg, por alguns dos seus temas, e o "I, Robot" de Alex Proyas pelas suas características visuais. Assim, deveremos ter direito a um ambiente futurista arrojado, um ritmo de thriller policial recheado de ressonâncias temáticas fortes e umas pitadas de actioner old school para fazer na sua globalidade deste "Surrogates" um filme inteligente e explosivo.
Para isso poderemos contar com o estilo clássico de Jonathan Mostow em completa oposição com os novos "mestres" do blockbuster hollywoodesco do género de J.J. Abrams, Michel Bay, McG e outros Brett Ratner. Acho que já deu para perceber de que lado nos situamos, fazendo do novo filme de Jonathan Mostow definitivamente um filme muito esperado por estas bandas.


Sem comentários: