terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

"The Descent 2": the crawlers are back

Único título de glória merecido do cineasta britânico Neil Marshall, "The Descent" irá ter uma sequela, intitulada sobriamente "The Descent 2", realizada por Jon Harris, responsável da montagem no primeiro filme, e escrita por James Watkins, o novo golden boy do cinema de género inglês graças ao seu primeiro filme, o ambíguo e incomodativo "Eden Lake".
Mas esta sequela apresenta uma curiosidade. De facto, quem descobriu o filme na Europa, portanto na sua montagem original, recordará certamente que a personagem principal morria, à semelhança das suas amigas, ficando presa nas grutas, antro dos terríveis crawlers.
Ora este final negríssimo do melhor efeito não era pelos vistos sustentável para o público básico americano. Assim, a versão americana do filme apresenta um happy-end onde Sarah (Shauna McDonald) consegue sair das grutas e escapar com vida.
O ponto de partida desta sequela é então o final feliz da versão americana, onde reecontramos uma Sarah traumatizada e confusa que não consegue de todo formular aos polícias que a recuperaram o que se passou nas grutas e o que aconteceu ao seu grupo de amigas. É então obrigada a acompanhar o xerife e os seus adjuntos para dentro das grutas onde mais uma vez os crawlers os esperam. Um novo massacre pode começar.
Com estreia prevista para 15 de maio no Reino Unido, cá está o trailer do filme e, como é frequente no caso de sequelas, a ideia parecer ter sido fazer bigger, better and louder. No entanto, better vai ser verdadeiramente difícil, sendo que já não existe efeito de surpresa, parece tratar-se mais de um remake do que uma sequela e a realização aparenta ser menos selvagem do que no primeiro filme.
Pelo menos o gore estará bem presente e esperemos que a eficácia no susto e na violência façam com que este "The Descent 2" não seja um filme inútil, ideia que ainda não conseguimos abandonar, apesar deste trailer no final relativamente simpático.

(clicar na foto para aceder ao trailer)

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei bastante do primeiro Descent, mas não boto muita fé nessa continuação.
Pelo menos o diretor pode fazer um bom filme, já que vejo muitos comentários positivos quanto a Eden Lake.
Excelente blog, vou visitá-lo frequentemente.

Zatoichi disse...

Não parece manter a realização visceral do grande Neil Marshall, mas o argumento parece estar bom em correspondência directa com os acontecimentos do primeiro filme.

Pode surpreender. A esperar com alguma expectativa, de minha parte pelo menos