segunda-feira, 27 de outubro de 2008

"Underworld: Rise of the Lycans": o uivo da fera

A saga "Underworld" era à partida um dos mais empolgantes projectos do cinema fantástico moderno. Imaginem só o potencial de uma ideia tão simples mas tão jubilatória como o confronto cinematográfico de vampiros com lobisomens. Um sonho de geek!
Mas cá está, à boa maneira de Hollywood, a boa ideia transformou-se em fiasco artístico com um primeiro "Underworld" a revelar-se um filme enfadonho, sem orçamento à altura das suas ambições e, no final, um patético clone do "Matrix" dos Wachowski Brothers que não sobrevivia ao seu trailer. O segundo filme, "Underworld: Evolution", já pôde contar com um orçamento decente mas Len Wiseman decidiu provar definitivamente que não passava de um yesman sem imaginação e sem respeito para o cinema de género oferecendo uma overdose de cenas de acção epilépticas num vazio narrativo abismal.
Sendo que os dois filmes renderam proveitos não negligencáveis, um terceiro filme era inevitável. Todavia, enquanto Len Wiseman foi destruir a saga "Die Hard", este terceiro episódio, uma prequela, ficou a cargo de Patrick Tatopoulos, célebre e talentoso production designer e supervisor de efeitos especiais que realiza aqui o seu primeiro filme.
Previsto para estrear nos USA a 23 de Janeiro 2009, "Underworld: Rise of the Lycans" já tem trailer a circular na Net. Respeitando o ambiente visual da saga, ou seja, uma fotografia azul metálico constante, Tatopoulos parecer pelo menos pensar as coisas em grande e o seu filme parece bem mais épico que os seus 2 predecessores. E é uma boa ideia recuperar a personagem Lucian, líder dos lobisomens, interpretado pelo britânico Michael Sheen, sem dúvida a única coisa verdadeiramente marcante do primeiro filme.
Por outro lado, a carisma da nova heroína cuja interpretação está a cargo de Rhona Mitra deixa francamente a desejar, a actriz nunca tendo provado grande coisa, remember o ridículo "Doomsday". Para além disso, os efeitos especiais não parecem estar isentos defeitos e, mesmo se Tatopoulos é um especialista, o filme parece ter muito menos orçamento do que o segundo filme.
Resta esperar para ver o resultado final mesmo se não se perspectiva nada de memorável apesar de não ser muito difícil para Patrick Tatopoulos fazer melhor do que os dois filmes de Len Wiseman.

(clicar na foto para aceder ao trailer)

Sem comentários: