sábado, 27 de setembro de 2008

"Valkyrie": os suspeitos do costume

Desde o semi-fracasso "Superman Returns" que o cineasta Bryan Singer andava discreto e pacientemente empenhado no seu novo projecto, o thriller de guerra "Valkyrie".
Tendo sofrido alguns atrasos devido a problemas relacionados com certos locais de filmagens, o filme viu a sua estreia inicial de 27 de Junho várias vezes retardada até finalmente ser decidido a estreia definitiva nos Estados Unidos para dia 26 de Dezembro.
"Valkyrie" conta a história verídica de como em plena 2ª Guerra Mundial, um grupo de altas patentes do exército alemão, liderado pelo Coronel Von Stauffenberg, fomentou um plano para assassinar Adolf Hitler e acabar com a guerra.
Neste filme, Singer reencontra o talentoso argumentista Christopher McQuarrie com o qual nos deu o genial "The Usual Suspects" e conta com um elenco de grande nível, com Tom Cruise no papel principal e também Carice Van Houten, Kenneth Branagh, Terence Stamp, Bill Nighy, Tom Wilkinson, Stephen Fry e Thomas Kretschmann. De referir também os colaboradores habituais que são os excelentes Newton Thomas Sigel e John Ottman, respectivamente director de fotografia e compositor.
Aguardava-se o trailer definitivo há algum tempo e cá está ele finalmente, deixando antever um thriller de alto nível onde as forças do dueto Singer/McQuarrie marcam presença, nomeadamente o ambiente de conspiração e manipulação onde ninguém é quem diz que é, a multidimensionalidade das personagens, o rigor narrativo e a habilidade na montagem.
"Valkyrie" poderá assim trazer de novo à ribalta um Bryan Singer que nunca é tão bom como quando opera no filme realista com personagens fortes e dúbias, e também um Tom Cruise que caiu um pouco em desgraça ultimamente.
Já nos tínhamos de facto um pouco esquecido deste projecto mas o trailer que se segue vem nos relembrar que "Valkyrie" de Bryan Singer poderá criar a surpresa e ser potencialmente um dos melhores filmes do ano. Esperemos bem que sim.

Sem comentários: