sábado, 23 de agosto de 2008

"Dream": sonhar acordado às mãos de Kim Ki-Duk

O cineasta sul-coreano Kim Ki-Duk é um dos artistas mais empolgantes dos últimos anos e tem tido felizmente algum destaque em Portugal, com a estreia comercial ou em festivais de algumas das suas obras-primas, nomeadamente "The Isle", "Spring, Summer, Fall, Winter... and Spring", "3-Iron" ou "Time".
Realizador bastante prolífico apesar do cariz de autor, no bom sentido da palavra, que o seu cinema carrega, Kim Ki-Duk já está de regresso com um novo filme após o seu belo e curioso "Breath", em competição para a Palma de Ouro em Cannes 2007 e premiado no último Fantasporto.
O seu novo filme intitula-se "Bi-mong", ou "Dream" em título internacional, e conta a história de um homem que sonha de forma recorrente com um acidente de viação, até que chega o dia onde presencia de verdade um acidente de carro. Uma condutora, que se diz inocente, é presa pela polícia que a suspeita de ser responsável do acidente.
"Dream" é portanto mais uma promessa de um filme atípico sobre a estranha relação amorosa entre duas personagens complexas e introvertidas, onde se deverá misturar o onirismo social próprio ao universo do realizador com o retrato pictural da Coreia do Sul a lembrar quadros de mestres em movimento.
Já estamos impacientes de descobrir a nova obra do grande Kim Ki-Duk que está neste momento a finalizar a pós-produção para apresentação do filme no próximo Festival de San Sebastián em Setembro, devendo estrear no decorrer de 2009 na Coreia do Sul.

Sem comentários: