sábado, 30 de agosto de 2008

"20th Century Boys": última sensação vinda do Japão

Extremamente aguardada no Japão e pelos fãs de manga do mundo inteiro, ainda não tínhamos falado da trilogia "20th Century Boys" de Yukihiko Tsutsumi, cujo primeiro filme estreou hoje no Japão.
Tal excitação deve-se sobretudo porque "20th Century Boys" é a adaptação de um manga aclamadíssimo no seu país natal e no estrangeiro da autoria de Naoki Urasawa. Este mangaka tornou-se num curto espaço de tempo um dos mais conceituados autores nipónicos e graças principalmente a dois dos seus trabalhos, "Monster" (altamente recomendado, seja o manga, seja a série TV, fenomenal) e o referido "20th Century Boys".
"20th Century Boys" conta portanto a história de Kenji, homem banal levando uma vida banal e vivendo com a sua sobrinha, que vai subitamente ver a sua vida transtornada quando, em companhia dos seus amigos de infância, é levado numa misteriosa conspiração para destruir o mundo. Fomentada pelo enigmático Friend, essa conspiração irá culminar na noite de passagem para o ano 2000. Cabe então ao Kenji e aos seus amigos salvar o mundo, sendo que a solução parece residir nas suas memórias de infância há muito esquecidas.
A adaptação cinematográfica ficou a cargo do cineasta Yukihiko Tsutsumi, prolífico realizador vindo da televisão e que já abordou quase todos os géneros no cinema, ficando mais conhecido pelo survival intimista e gore "2LDK" e pelo drama sobre a doença de Alzheimer "Memories of Tomorrow" com Ken Watanabe.
Yukihiko Tsutsumi é o típico realizador japonês que oficia em qualquer tipo de produção, da mais modesta ao maior blockbuster, com um ritmo frenético e sem um cunho visual particular mas com grande segurança na gestão dos seus argumentos e na direcção dos actores, um pouco à semelhança de Shusuke Kaneko, o responsável dos kaiju eiga "Gamera" e do díptico "Death Note", também adaptação de um célebre manga.
Daí que os trailers já disponíveis de "20th Century Boys" não sejam esteticamente deslumbrantes, no entanto, a história assume desde já um carácter épico com multiplicação de personagens, de saltos temporais e de situtações bizarras e grandiloquentes.
Por outro lado, aquando da world premiere do filme em Paris há umas semanas atrás, o filme foi bem recebido, apontando-se uma esperada inferioridade ao manga de origem, reputado inadaptável, mas referindo-se também um filme muito envolvente cujo final a anunciar os dois filmes seguintes dá uma grande vontade de descobrir o resto da história.
Vamos portanto ficar atentos a este "20th Century Boys", o excelente manga de Naoki Urasawa e a qualidade do cineasta Yukihiko Tsutsumi sendo amplamente suficientes para tornar este filme digno de interesse.

(clicar no poster para aceder aos trailers)

1 comentário:

Teoria disse...

Pelo trailer parece estar ao nível de muitas outras obras do cinema asiático, mas num estilo diferente...vou aguardar de forma expectante.