domingo, 27 de julho de 2008

"Valhalla Rising": futuro filme mais esperado do ano

Eis aqui um dos projectos mais aliciantes dos últimos tempos. Intitulado "Valhalla Rising", o filme conta-nos a odisseia de Harald, um viking mudo e dotado de uma força sobrehumana, escravizado por um chefe de clã dos Highlands escoceses. Ajudado por Are, um rapaz de 10 anos, Harald consegue fugir, após ter torturado e morto os seus mestres, e faz-se ao mar num barco com destino à Escandinávia para lutar contra os invasores cristãos. Após mais de 40 dias de navegação entre tempestades e nevoeiro, o barco acosta a um continente desconhecido, onde o seu amigo Are é raptado por um ser invisível, na sequência de um assalto sangrento. Decidido a salvar o seu companheiro, Harald vai perceber que terá de escolher entre a vida do seu amigo e salvar a sua própria alma.
Se este "Valhalla Rising" anuncia-se como uma potencial bomba de fantasia heróica, não é só por causa da sua fabulosa premissa mas, sobretudo, porque reencontramos no argumento e na realização o dinamarquês Nicolas Winding Refn. Para quem este nome não diz nada, Refn é o autor da trilogia "Pusher" (apenas o segundo filme chegou a Portugal através de DVD), uma saga mafiosa sobre o submundo de Copenhaga que é simplesmente o que o cinema europeu nos deu de melhor no género nos últimos dez anos.
Portanto, quando se descobre a nota de intenção do cineasta relativamente ao seu filme de vikings, ou seja, fazer um filme rodado a documentário, brutal e sem concessões, com o ambiente único das paisagens da Escócia, uma banda sonora dos geniais Mogwai e o talentoso Mads Mikkelsen no papel principal (o vilão de "Casino Royale"), só podemos ficar doidos por ver o resultado.
"Valhalla Rising" deverá estrear na Dinamarca no decorrer de 2009 mas, não se preocupem, iremos acompanhar este projecto de muito perto. Stay tuned.

Sem comentários: