terça-feira, 10 de junho de 2008

"Martyrs": uma possível revolução para o cinema de género europeu

No início deste blogue, destacámos um poster e um link para fotografias particularmente doentias de um filme de terror francês intitulado "Martyrs" e realizado por Pascal Laugier, autor do ghost movie "Saint-Ange" editado em DVD em Portugal.
Desde então, "Martyrs" transformou-se nada menos do que no filme de terror mais aguardado do ano e uma possível revolução para o género na Europa.
Tudo começou com um enorme buzz no último Festival de Cannes, onde foram realizados pelo menos 2 screenings no mercado do filme. Todos aqueles que descobriram o filme ficaram literalmente a bater mal! Apesar de algumas opiniões negativas com os eternos meninos bem pensantes que ficaram ofuscados por tanta violência e tanta ambiguidade, a generalidade dos verdadeiros fãs do género foram inequívocos, "Martyrs" é uma obra-prima brutal e extremista que porcura perturbar o espectador e fazê-lo reflectir sobre o sentido das imagens, sem nunca esquecer de fazer um verdadeiro filme de género.
Será que temos aqui o derradeiro descendante do inegualável cinema de terror dos anos 70? Acreditando-se nos comentários recolhidos à saída das salas de Cannes, parece bem que sim, o impacto do filme sendo já comparado ao que se viveu na altura de "The Texas Chain Saw Massacre" de Tobe Hooper ou "Dawn of the Dead" de George A. Romero.

Fazendo crescer o buzz mas infelizmente prejudicando a distribuição do filme, o comité de visionamento francês, que atribui portanto a classificação aos filmes a estrear no cinema, decidiu a semana passada classificar "Martyrs" para maiores de 18. É preciso saber que uma classificação para maiores de 18 em França equivale praticamente a considerar o filme como um filme pornográfico, fazendo com que a maior parte dos exploradores das salas de cinema recusem exibir o filme. Em suma, é a morte comercial do filme. Quando se constata que filmes franceses do género como "À L'Intérieur" e "Frontières" obtiveram uma classificação para maiores de 16 com uma advertência, torna-se incompreensível esta decisão, claramente um ataque ao cinema de género livre e independente que poderá pôr em causa toda a produção actual desse tipo de cinema, já por si só frágil e vulnerável.
As primeiras e graves consequências da referida decisão, foi a anulação da estreia prevista para 18 de Junho em França, ficando ainda por determinar uma nova data de estreia. Neste momento, os produtores e Pascal Laugier aguardam a decisão final do Ministério da Cultura gaulês, único organismo que poderá revogar ou não a classificação. Nesse âmbito, o apoio ao filme tem sido bastante forte, com declarações de várias personalidades do meio do cinema e também a organização de uma manifestação de protesto frente ao Ministério da Cultura prevista para a próxima sexta-feira 13, esperando que a decisão a ser tomada, normalmente até ao final da semana, seja favorável ao filme e ao cinema de género em geral.
Em conclusão, poderão clicar no poster acima para aceder novamente à sinopse e a várias fotos do filme, clicar na foto do meio para aceder a uma entrevista de Pascal Laugier (en francês) que expressa toda a sua revolta, com a qual só podemos concordar, e deixamos também aqui um promo reel de mais de 2 minutos que mostra bem o que no espera com este "Martyrs", ou seja, um filmaço visceral e doentio como gostaríamos de ver mais vezes. De referir que este promo reel não deverá ficar muito tempo disponível, portanto despachem-se!


Sem comentários: