sábado, 24 de maio de 2008

NIFFF 2008: primeiras notícias

Como é do conhecimento dos fãs atentos de cinema fantástico e de terror, o Festival International du Film Fantastique de Neuchâtel ou NIFFF prepara-se para mais um edição este ano. O jovem Festival suiço, que irá celebrar a sua 8ª edição de 1 a 6 de Julho 2008, tem ganho progressivamente um renome interessante com cartazes cada vez mais de qualidade, cheios de diversidade e de antestreias esperadas.
Se o cartaz de 2008 ainda não foi revelado, já sabemos que irão ser organizadas 2 retrospectivas imperdíveis para o fã de cinema de género. A primeira intitula-se "Profondo Giallo", retrospectiva indispensável da idade de ouro do giallo, género italiano altamente visual e visceral, onde será possível descobrir ou redescobrir alguns dos melhores filmes dos mestres do género como Mario Bava, Dario Argento, Riccardo Freda, Massimo Dallamano ou Franceso Barilli.
A segunda propõe-se homenagear o infelizmente pouco conhecido mas não menos incontornável cineasta japonês Nobuo Nakagawa, um dos pais do cinema fantástico nipónico e do yurei eiga em particular (filme de fantasmas), um autêntico precursor do género desde os anos 50. Filmes como os indispensáveis "The Ghost of Kasane", "Black Cat Mansion", "The Ghost of Yotsuya", "Jigoku" e "Snake's Woman Curse" deverão marcar presença.
Logo que haja mais informação sobre o aguardado cartaz do NIFFF 2008, estaremos de regresso com mais notícias.

Sem comentários: