quinta-feira, 3 de abril de 2008

"Shamo": uma bomba de ultra violência em perspectiva


O cinema de Hong-Kong tem ultimamente sofrido da comparação com os seus ilustres vizinhos que são o Japão e a Coreia do Sul, e isso desde o retrocesso da península à China. Se recentemente citávamos o indispensável Johnnie To como um dos raros cineastas locais a manter um grande nível de qualidade (convém não esquecer no entanto o imprivisível Tsui Hark, somente um dos melhores cineastas de todos os tempos!), podemos referir outro jovem cineasta de Hong-Kong que tem permitido manter os olhos virados para o cinema local: o talentoso Soi Cheang.
Com uma carreira iniciada apenas em 2000, Soi Cheang começou, como é habitual na península, por realizar filmes de encomenda, tendo dado nas vistas com o filme de terror "Horror Hotline... Big Head Monster". Todavia, o jovem realizador foi pouco a pouco desenvolvendo um universo e uma linguagem cinematográfica muito próprios, os quais foram verdadeiramente efectivos no seu filme "Love Battlefield", curiosa mistura entre thriller sem concessões e filme romântico tocante.
Nesse contexto, Cheang tornou-se evidentemente um realizador a seguir mas, mesmo assim, nada nos tinha preparado para o choque visual e emocional que representou o seu "Dog Bite Dog", ensaio de 2006 de um negrume, uma violência e uma ambiguidade totalmente avassaladores. Com uma mestria técnica digna dos maiores cineastas (é preciso ver para querer a forma no mínimo destemida como utiliza a sua câmara para nos implicar na trágica odisseia sangrenta das suas personagens), uma direcção de actores surpreendente (ver a interpretação do geralmente insosso Edison Chen para se convencer disso) e mais uma vez uma mistura de género imparável (drama, acção, policial, filme social), "Dog Bite Dog" revelou-se um autêntico soco no estômago e uma visceral descida aos infernos inesquecível (para quando em Portugal, caraças!).
Daí que não podíamos deixar passar os seus novos projectos, tratando-se neste momento de dois filmes: o ainda em pós-produção thriller de acção "Assassins", estando apenas o poster disponível, e o já finalizado "Shamo", adaptação de um manga ultra violento sobre combates de boxe clandestinos (tema já presente em segundo plano em "Dog Bite Dog"), que tem sido relativamente bem recebido nos numerosos festivais onde marcou presença.

Se "Shamo" não tem beneficiado de tanto entusiasmo como "Dog Bite Dog", os trailers que disponilizamos agora são no entanto de uma potência arrasadora que deixa uma vontade enorme de descobrir o filme de imediato. Sem dúvida que Soi Cheang vai levar mais uma vez para novos patamares a violência, a amoralidade e a implicação total do espectador. Mas melhor do que palavras, são as imagens, portanto é só clicar na foto. Se não conheciam este formidável cineasta, é favor descobrir os seus filmes quanto antes. 'Nuff said!


Sem comentários: