quarta-feira, 23 de abril de 2008

"Sauna": o cinema de género nórdico continua a crescer

À semelhança da ressurgência do cinema de género, e em particular o terror, que se tem verificado na Europa, o cinema nórdico tem apresentado sérias propostas de horror movies de todo o tipo, do slasher ao survival mais hardcore. De "Cold Prey" a "Rovdyr" passando por "Naboer" e o recente "Let the Right One In", são assim vários filmes que demonstram a vitalidade do cinema de género nórdico actual.
A essas obras, junta-se o novo filme do finlandês Antti-Jussi Annila intitulado "Sauna", filme de terror atmosférico que tira partido dos cenários gélidos e enevoados tão particulares e evocadores do seu país de origem. Realizador de um curioso "Jade Warrior" que desiludiu a generalidade dos espectadores do Fantasporto do ano passado, esperemos que Annila nos convença com o seu segundo ensaio. As primeiras imagens deste "Sauna" são de facto muito promissoras.

2 comentários:

Marisa Borges disse...

Bolas...as imagens são de facto muito promissoras.
Parece-me bem um filme ao meu género ... vou ter de esperar para ver...quanto tempo?

Castor Troy disse...

Está previsto estrear na Finlândia a 17 de Outubro. No melhor dos casos, o filme deverá estar no Fantasporto 2009. Se não estiver, parece-me impossível ver o filme em Portugal, pelo menos pelas vias legais!