segunda-feira, 14 de abril de 2008

"An Empress and the Warriors": Ching Siu-Tung de volta!

Um dos mais conceituados e procurados coreógrafos de Hong-Kong está finalmente de volta à realização de um projecto digno de interesse. De facto, Ching Siu-Tung, responsável das cenas de acção de filmes tão importantes como "Peking Opera Blues", "A Better Tomorrow II", "The Heroic Trio", "Shaolin Soccer" e "Hero", entre muitos outros, estava há mais de 10 anos perdido nos filmes de encomenda e outros filmes pouco recomendáveis ("Belly of the Beast" com Steven Seagal, wtf?!?). Desde a sua dinâmica homenagem aos filmes de aventuras serialescos, "Dr. Wai in The Scripture With no Words" com Jet Li, já datado de 1996, que Ching Siu-Tung não fazia nada de jeito, apenas mantendo a sua excelência nas obras dos outros.
Eis então que surge este "An Empress and the Warriors", wu xia pian aparantemente influenciado pelo aclamado "The Warlords" de Peter Chan, filme altamente recomendável que veio sem dúvida dar um novo fôlego a um género que precisava de voltar ao visceralismo e brutalidade que sempre foram as suas características mais interessantes, até que os Zhang Yimou, Chen Kaige, Feng Xiaogang e outros supostos estetas tenham gangrenado o género.
Assim, o novo filme de Ching Siu-Tung poderá não ser propriamente inovador (para além de "The Warlords", lembramo-nos dos incontornáveis "Fearless" de Ronny Yu e "Seven Swords" de Tsui Hark mas também do filme mais emblemático do realizador, o mítico "A Chinese Ghost Story" com a sua fotografia onírica que fez escola) mas não podemos contrariar o nosso entusiasmo ao ver o melhor artista marcial actual, o grande Donnie Yen, num papel de vilão carismático envolvido em batalhas dantescas e lutas corpo a corpo que prometem coreografias como só Ching Siu-Tung sabe fazer.
Esperemos então que este "An Empress and the Warriors", que consta ainda com Leon Lai e Kelly Chen no elenco principal, seja o digno regresso de Ching Siu-Tung a um dos géneros que fez o seu renome. Basta clicar na imagem mais acima para ver os 2 trailers do filme.

Sem comentários: