sexta-feira, 11 de abril de 2008

BIFFF 2008


A 26ª edição do BIFFF (Brussels International Fantastic Film Festival ) chegou ao fim no passado dia 08 de Abril , após mais uma excelente programação, fazendo deste festival um dos melhores dentro no género na Europa a par do incontornável Festival de Stiges.
O júri presidido pelo veterano cineasta italiano Umberto Lenzi (e onde marcava presença também Bong Joon-Ho, talentoso realizador sul-coreano de "Memories of Murder" e "The Host") atribuiu o prémio mais emblemático do festival, o "Corvo de Ouro", ao thriller hardcore tailandês "13 Beloved" de Chukiat Sakveerakul, para surpresa de todos que previam que novamente [Rec] de Jaume Balagueró e Paco Plaza arrecadaria mais um prémio de topo.
Mas o filme espanhol teve de se contentar com o Prémio do Público e, sobretudo, o "Corvo de Prata", que partilhou com o ultra aguardado "Stuck" do mítico Stuart Gordon, planfleto sem concessões sobre os males das nossas sociedades modernas com algum humor negro à mistura.
Não podemos deixar de referir o prazer que tivemos ao descobrir que o "Meliès de Prata" foi atribuído ao filme francês "Frontière(s)" do muito promissor Xavier Gens, survival tenso e muito bem realizado ignorado no seu país de origem mas que, embora sofra de evidentes erros de juventude, aconselha-se a todos os fãs de filmes sinceros e que fazem jus ao género que defendem.
Para a lista completa dos prémios e programação, é só clicar na foto mais acima. Em breve, voltaremos a falar em Festivais com um balanço detalhado do nosso nacional Fantasporto, edição 2008. Stay tuned!

Sem comentários: