quarta-feira, 22 de junho de 2011

"A Dangerous Method": trailer

Em plena produção do seu aguardado "Cosmopolis", teremos direito ainda antes a um novo filme de David Cronenberg, "A Dangerous Method", adaptação da peça de teatro intitulada "The Talking Cure" de Christopher Hampton. O filme retrata a relação entre Sigmund Freud e Carl Jung, cuja rivalidade crescente, originada pelo interesse por uma patiente de Jung, dará nascença a psicanálise moderna.
Para além do conhecedor do cinema de Cronenberg perceber o interesse de tal história e personagens para o cineasta, convém destacar o formidável elenco do filme com Viggo Mortensen em Sigmund Freud (3º filme do actor para Cronenberg), Michael Fassbender em Carl Jung (um actor deste calibre dirigido por David Cronenberg promete arrasar), Keira Knightley (que parece finalmente começar a escolher melhor os seus filmes, remember "Never Let Me Go") e Vincent Cassel (que repete a dose depois de "Eastern Promises", um tipo de actor perfeitamente adequado ao universo de Cronenberg).
Dito isto, esperávamos pelo primeiro trailer do filme que acabou por ser divulgado hoje e a expectativa já elevada cresceu mais um bocado com estas imagens. Apesar do trailer tentar vender um filme mais mainstream do que deverá ser na realidade, "A Dangerous Method" parece ser uma história feita para David Cronenberg, cineasta desde sempre empenhado em escrutinar os meandros da mente humana e da sua díficil relação com o seu recipiente que é o corpo. Será portanto muito curioso ver Cronenberg fazer um filme que aborda frontalmente temas que foi tocando em subtexto ao longo de toda a sua carreira.
Infelizmente ainda falta para descobrirmos o filme cuja estreia mundial ocorrerá no próximo Festival de Veneza, já que as primeiras datas de estreia previstas na Europa só ocorrerão em Novembro 2011 (Alemanha, Holanda), Janeiro 2012 (Dinamarca) e Fevereiro 2012 (Reino Unido). Lá vamos ter que nos aguentar mais uma vez...


(clicar na foto para aceder ao trailer)

Sem comentários: