sábado, 20 de novembro de 2010

"13": Bullet in the Head

Os mais atentos lembrar-se-ão certamente de "13 Tzameti" de Géla Babluani, excelente filme francês de 2005 que seguia um jovem adulto inocente levado por acaso num circuito de apostas clandestinas sobre a vida e a morte de homens obrigados a participar em concursos de ruleta russa. Minimalista e filmado num preto & branco atmosférico do melhor efeito, "13 Tzameti" revelou merecidamente o seu autor e marcou fortemente quem teve a sorte de descobrir o filme.
Já se sabia há algum tempo que o realizador iria encabeçar o inevitável remake americano do seu próprio filme mas desde então ouviu-se falar muito pouco do projecto. Pelos vistos terminado já há bastante tempo, "13" (título do remake) está pelos vistos na prateleira da Paramount à espera que algum executivo se decida a estreá-lo nos cinemas norte-americanos.
Entretanto, temos finalmente o trailer do filme para tentar perceber o que nos espera com esta nova versão. O primeiro destaque vai para o elenco do filme, com um actor principal promissor (Sam Riley, o Ian Curtis do "Control" de Anton Corbijn) e uma colecção de caras patibulares mais bad motherfuckers uns do que os outros (Mickey Rourke, Jason Statham, Ray Winstone, Michael Shannon, David Zayas, Curtis "50 Cent" Jackson, ouf!).
Segunda constatação, o filme não parecer ter nem de perto nem de longe o ambiente pesado e negro do filme original, assumindo-se como um thriller na onda do que Hollywood produz em cadeia para além de que o constante atraso na estreia não deixa antever nada de bom.
Resta esperar que o talentoso Géla Babluani não tenha sido totalmente engolido pela máquina hollywoodesca e tenha conseguido preservar a essência do que fazia o preço do filme original e ao mesmo tempo trazer coisas novas ao seu universo mas para comprovar isso tudo ainda é preciso que o filme seja visível. Estejam portanto atentos às estreias em DVD porque é certamente aí que o filme chegará sem avisar...

(clicar no poster para aceder ao trailer)

Sem comentários: