segunda-feira, 11 de outubro de 2010

"Estoril Film Festival": 4ª edição

Prepara-se a 4ª edição do Estoril Film Festival, tentativa de fazer um mini-Festival de Cannes a nível nacional, que irá acontecer entre o dia 05 e o dia 14 de Novembro.
Este ano, como o ano passado, alguns nomes sonantes marcarão presença no Festival como John Malkovich, Stephen Frears, Lou Reed, Marisa Paredes, Anton Corbijn, Mathieu Amalric, Elia Suleiman, entre outros.
Relativamente às várias secções e aos filmes já anunciados, descartando-se a secção competitiva sempre marcada pelo mais enfadonho cinema indepedente de autor principalmente europeu, destacam-se os filmes fora de competição como o aguardado "The American" de Anton Corbijn, "Machete" de Robert Rodriguez, "Caterpillar" de Koji Wakamatsu, "Road to Nowhere" de Monte Hellman e os últimos filmes de Mike Leigh, Harmony Korine e Abbas Kiarostami para quem isso interessar.
Destaca-se especial para duas retrospectivas, uma para Kathryn Bigelow e outra para Koji Wakamatsu, assim como para as homenagens aos realizadores Chris Marker e Roman Polanski. Apenas um comentário no que diz respeito à Kathryn Bigelow, não deixa de haver uma certa ironia ao ver a realizadora ser só agora reconhecida depois do enorme sucesso crítico de "The Hurt Locker", sobretudo pelos pseudo-intelectuais que abominam o cinema de género, onde sejamos sinceros se enquadra este Festival.
Vai ser portanto muito curioso assistir a filmes como "Near Dark" ou "Point Break" num ambiente destes e estou ansioso por ouvir os argumentos destes senhores para defender uma senhora que dedicou toda sua carreira ao cinema de género. Mérito portanto para aqueles que acompanham a cineasta desde o seu primeiro filme, convencidos desde então que Kathryn Bigelow fazia parte dos melhores realizadores americanos em actividade.

(clicar no poster para aceder ao site oficial)

Sem comentários: