sábado, 4 de setembro de 2010

"Red Nights": teaser

Antigos jornalistas com fortes ligações ao cinema asiático, os franceses Julien Carbon e Laurent Courtiaud já se encontram a trabalhar como argumentistas em Hong-Kong a algum tempo, tendo sido os autores dos screenplays de "Running Out Of Time" de Johnnie To e de "The Touch" de Peter Pau.
Decididos a tentar a aventura da realização, a dupla prepara-se para estrear o seu primeiro filme em 2011, começando desde já a apresentar-se no circuito dos festivais, nomeadamente o iminente Festival de Toronto. Produção franco-hong-konguesa, o filme intitula-se "Red Nights" em inglês mas poderemos preferir o seu título francês, muito mais evocativo, "Les Nuits Rouges du Boureau de Jade".
A história baseia-se na tragédia antiga do carrasco de Jade, inventor de um veneno que provoca à morte através de um prazer tão intenso e absoluto que não há como sobreviver. Transportando esta lenda para os nossos dias, o filme acompanha uma francesa em Hong-Kong, em fuga após ter assassinado o seu amante para lhe roubar uma antiquidade que contém precisamente esse veneno lendário. Mas outros querem a todo o custo adquirir a preciosa relíquia, nomeadamente uma organização mafiosa de Taiwan e uma assassina adepta do sadomasoquismo, reincarnação moderna do carrasco de Jade.
O primeiro teaser acaba de ser revelado e o filme anuncia-se particularmente interessante. Em termos visuais, as imagens estão muito arrojadas, resultando numa mistura da estética do giallo da grande época com o ambiente fetichista do cinema underground asiático, sobretudo nipónico.
A dupla de realizadores soube também rodear-se de uma notável equipa, destacando-se o director de fotogtrafia Man-Ching Ng ("Infernal Affairs II & III"), Sébastien Prangère na edição ("Le Pacte des Loups", "Slient Hill", "Martyrs") ou ainda os irmãos Cortés conhecidos como Sepukku Paradigm e que nos deslumbraram com as bandas sonoras de "Martyrs" e "Eden Log".
Estamos portanto impacientes para descobrir o resultado final deste "Red Nights", filme certamente atípico e original que gostaríamos sem dúvida de descobrir em Portugal, no Fantasporto ou MOTELx 2011 por exemplo...

(clicar no poster para aceder ao teaser)

Sem comentários: