domingo, 10 de janeiro de 2010

"Fantasporto 2010": programação provisória

Após uma primeira antevisão do Fantasporto 2010, foram divulgadas as programações provisórias do Grande Auditório e do Pequeno Auditório do Teatro Rivoli.
Ainda faltam certamente anunciar uns filmes e umas datas mas grosso modo a edição de 2010 do Festival nacional de cinema com maior notoriedade lá fora não deverá fugir muito desta programação.
E como tem vindo a ser infelizmente habitual, estamos um pouco desiludidos porque, apesar de marcarem presença vários filmes muito aguardados e indispensáveis a um Festival desta natureza, o Fantasporto continua a sofrer de uma esquizofrenia identitária problemática no que toca a definir uma linha editorial coerente e sólida.
Resultado, o Fantasporto acaba por se revelar insatisfatório enquanto festival de cinema fantástico e de género, dado a dimensão internacional que supostamente tem e que o deveria levar a competir com Festivais como Sitges por exemplo, e inconsequente, quase amador, enquanto festival de cinema generalista ou de autor quando comparado com toda a concorrência existente, internacional ou nacional (Indie Lisboa, Estoril Film Festival). Sem falar que este ano é o 30º aniversário do Fantas, obrigação de uma programação bombástica, e também da constatação que filmes muito esperados vêem a sua estreia nacional adiada vários meses só para alimentar o Fantasporto (ex: "Thirst", "Jennifer's Body", "[Rec] 2"), deixando pensar que só assim o festival consegue grandes cabeças de cartaz.
Enfim, as vezes as incompreensíveis buscas de respeitabilidade têm destas coisas, mas vamos ao que interessa, destacando os filmes que pessoalmente mais nos interessam nesta edição 2010 do Fantasporto, tendo em conta apenas as competições oficiais, e que finalmente até são numerosos:
- "Heartless" de Philip Ridley
- "The Human Centipede (First Sequence)" de Tom Six
- "Solomon Kane" de Michael J. Bassett
- "The Descent: Part 2" de John Harris
- "Tetsuo: The Bullet Man" de Shinya Tsukamoto
- "Thirst" de Park Chan-Wook
- "Valhalla Rising" de Nicolas Winding Refn
- "Possessed" de Lee Je-Yong
- "Air Doll" de Hirokazu Kore-Eda
- "Hierro" de Gabe Ibañez
- "[Rec] 2" de Jaume Balagueró e Paco Plaza
- "Deliver Us From Evil" de Ole Bornedal
- "First Squad" de Yoshiharu Ashino
- "Splice" de Vincenzo Natali
- "Sauna" de Antti-Jussi Annila
- "The Crazies" de Breick Eisner
Ficam aqui portanto os links para aceder as programações provisórias dos dois auditórios do teatro Rivoli:

Sem comentários: