terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Soundtracks

Não temos por hábito de falar de Bandas Sonoras, o que é sem dúvida uma falha imperdoável, sobretudo quanto se trata dos últimos trabalhos de génios como Clint Mansell e a dupla Nick Cave e Warren Ellis.
O primeiro voltou com o Soundtrack de "Moon" de Duncan Jones e mais uma vez revela-se um dos melhores compositores de música para filmes em actividade. Mesmo se o seu novo trabalho é mais contido e minimalista (à imagem do próprio filme aliás), a habitual emoção que nos transporta para uma viagem longe das nossas realidades está bem presente, particularmente no excelente tema principal. Mais um trabalho incontornável de Clint Mansell.

O mesmo verifica-se com Nick Cave e Warren Ellis que assinam mais uma obra-prima, neste caso para o "The Road" de John Hillcoat que desesperamos de descobrir no cinema. A dupla que já nos tinha impressionado com as Bandas Sonoras de "The Proposition" do mesmo John Hillcoat e de "The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford" de Andrew Dominik, reitera aqui o nível de excelência na composição de ambientes negros, melancólicos e introspectivos.
Sem ter visto o filme, ouvir a composição de Nick Cave e Warren Ellis enche-nos de imediato a cabeça com imagens de desolação, perigo e tristeza. Alternando faixas lentas, com um piano evocador e linhas de cordas poderosas, e faixas de uma violência repentina com sons mais étnicos, o soundtrack de "The Road" é simplesmente perfeito e a sua potência emocional deverá sem dúvida ajudar o filme de John Hillcoat a cumprir o seu próposito de nos deslumbrar.

Sem comentários: