sábado, 30 de maio de 2009

"Bad Lieutenant: Port of Call New Orleans": what the fuck!?!

Quando saiu a notícia que tinha sido dado luz verde para uma sequela/remake do assombroso "Bad Lieutenant" de Abel Ferrara, a comunidade cinéfila ficou deverás surpreendida e sobretudo preocupada. De facto, o filme de Abel Ferrara não se enquadra em nada na lista dos filmes que precisam de um remake e muito menos de uma sequela, sem dúvida uma ideia descabida à partida.
No entanto, quando se soube que era o iconoclasta e talentoso Werner Herzog que iria assumir o lugar atrás das câmaras, as coisas melhoraram substancialmente, deixando pensar que um realizador destes não aceitaria um projecto desprovido de qualidades.
Mas outro senão apareceu de imediato, Nicolas Cage no papel principal. Para além de ser inpossível esquecer a interpretação alucinada de Harvey Keitel (uma das melhores da sua filmografia) na obra original, Nicolas Cage está desde a uns anos para cá numa fase patética da sua carreira, outrora um dos actores mais dotados da sua geração, agora um dos piores tarefeiros a trabalhar em Hollywood.
Neste contexto, que esperar deste "Bad Lieutenant: Port of Call New Orleans"? Eis aqui um princípio de reposta com a divulgação inesperada de um primeiro trailer e, francamente, nada nos preparou para isto.
Herzog é conhecido por ser um realizador aventureiro e experimentador, capaz de ultrapassar qualquer limite em prol da originalidade, é um cineasta tipicamente imprevisível. Portanto, analisadas literamente, estas imagens assumem-se como uma paródia de filme policial, uma comédia que promete ir muito longe no cinismo e no absurdo. O realizador alemão sempre teve um olhar particularmente distanciado, crítico e cínico sobre os Estados Unidos (remember o seu filme "Stroszek", comédia bizarra passada em solo americano com um final completamente alucinado) e, pelos vistos, é isto que vamos reencontrar aqui.
No entanto e apesar de apreciarmos muitos trabalhos de Werner herzog, é logico que temos sérias dúvidas sobre este projecto porque o equilíbrio entre comédia negra inteligente e pertinente e patetice sem pés nem cabeça profundamente ridícula é altamente precário. Wait and see, o que aqui aplica-se na perfeição!

(clicar no poster para aceder ao trailer)

Sem comentários: