terça-feira, 13 de janeiro de 2009

"The Hurt Locker": casualties of war

Dizer que a realizadora Kathryn Bigelow nos fez falta estes últimos anos, é um eufemismo. Esta brilhante cineasta, perita em compor cenas de acção explosivas (remember "Point Break" e "Strange Days"), autora de um filme de culto que marcou para sempre o cinema fantástico ("Near Dark") e que já provou a sua valia no drama de guerra político (o injustamente ignorado e magnífico "K-19: The Widowmaker"), está de regresso com mais um filme que promete arrasar com tudo e todos, tanto a nível emocional como a nível visceral.
Este novo filme initula-se "The Hurt Locker" e acompanha uma equipa de militares especialistas em bombas em pleno conflito iraquiano. Encarregados de penetrar numa cidade onde qualquer habitante é potencialmente um inimigo e qualquer objecto potencialmente uma bomba, o grupo de soldados prepara-se para enfrentar um verdadeiro Inferno na Terra.
Alguns vídeos têm circulado pela Net mas ainda se esperava um verdadeiro trailer. Aqui está ele finalmente, em formato quicktime, e valeu sem dúvida o tempo de espera porque o trailer faz jus àquilo que se anuncia como um filme de guerra sem concessões, bárbaro e superiormente realizado.
Bem recebido nos últimos Festivais de Veneza e Toronto, esperemos que Kathryn Bigelow tenha um pouco mais de sorte desta vez nas bilheteiras e não fique tanto tempo sem rodar. Não deixar se exprimir um talento destes, é sem dúvida um crime. Stay tuned para mais updates.

(clicar no poster para aceder ao trailer)

Sem comentários: