quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

"Fantasporto 2009": primeiros anúncios

Enquanto já só falta menos de 2 meses para o arranque do aguardado Fantasporto 2009, a ocorrer de 16 de Fevereiro até 01 de Março, e apesar da programação definitiva demorar a ser divulgada no site oficial, foram finalmente revelados vários filmes que irão fazer parte do certame, sendo que alguns ainda deverão ser alvo de confirmação.
Assim, deveremos ter os seguintes filmes: os dois segmentos de "Che" de Steven Soderbergh na abertura do Festival, "Tokyo Gore Police" de Yoshihiro Nishimura, "Hansel & Gretel" de Yim Pil-Sung, "Tokyo!" de Bong Joon-Ho, Leos Carax e Michel Gondry, "The Good, The Bad, The Weird" de Kim Ji-Woon, "The Chaser" de Na Hong-Jin, "Nightmare Detective 2" de Shinya Tsukamoto e "Martyrs" de Pascal Laugier.
Para além disso, destacam-se das várias restrospectivas o Ciclo Cinema e Arquitectura com filmes tão indispensáveis como "Metropolis" de Fritz Lang, "Blade Runner" de Ridley Scott, "Dark City" de Alex Proyas e "A.I." de Steven Spielberg, entre outros, e também a Retrospectiva Mario Bava, mestre italiano incontestável do cinema fantástico.
Resta aguardar agora pela programação definitiva, esperando ainda algumas belas surpresas (alguém falou do último Kim Ki-Duk?) e sobretudo que se confirme estes filmes já anunciados (nomeadamente "Martyrs", uma bomba indescritível!) que prometem mais uma excelente edição do Fantasporto. Stay tuned para mais informações.

1 comentário:

Zatoichi disse...

A pior programação dos últimos anos do Fantasporto. Vergonhoso, acima de tudo confirma o que se já notava no ano passado a imposição do cinema de autor e supostamente superior artisticamente, num festival que nos seus primórdios sempre se assumiu como um festival contra-corrente defensor do cinema underground e menosprezado se está a deixar "chular" por um tipo de cinema que não tem nem nunca teve a ver com o Fantasporto.

Em principio irei somente ver "Nightmare Detective 2" do gigante Shinya Tsukamoto e "The Wrestler" que apesar de nah ser filme fantástico é ARONOFSKI.

Bem parece que irá ser este ano que irei fazer a minha primeira visita ao MOTELx em Lisboa, para recuperar da desilusão do Fantasporto.