sábado, 22 de novembro de 2008

"Coraline": Alice in Wonderland

A fabulosa obra do grande Neil Gaiman está pouco a pouco a ser finalmente adaptada para o grande ecrã. Após o excelente "Stardust" de Matthew Vaughn, é agora o livro "Coraline" que está prestes a estrear nas salas de cinema, mais precisamente a 6 de Fevereiro 2009 nos Estados Unidos.
A cargo de Henry Selick, excelente realizador de "The Nightmare Before Christmas" e "James and the Giant Peach", injustamente ofuscado por Tim Burton nos olhos do público mas que, quando se vê o fraco resultado de "Tim Burton's Corpse Bride", não deixa dúvidas sobre a implicação decisiva de Selick na qualidade de "The Nightmare Before Christmas", "Coraline" é um filme de animação em stop motion, sem dúvida uma boa ideia para ilustrar sem restrições todo o imaginário grandioso de Neil Gaiman.
A história segue a jovem Coraline que descobre uma porta secreta na sua nova casa que, uma vez atravessada, revela uma versão alternativa da sua vida. Essa realidade paralela é aparantemente idêntica à sua vida real mas revela-se muito melhor. Todavia, quando a sua aventura começa a ficar perigosa e que os seus pseudo-pais decidem guardá-la para sempre, Coraline terá de lutar com engenho e coragem para conseguir regressar a casa e salvar a sua verdadeira família.
O trailer agora divulgado é simplesmente brilhante e deixa antever um belo momento cinematográfico de imaginação sem limites e de poesia macabra e delirante. A fluidez da realização de Henry Selick é mais uma vez exemplar e o recurso a um quadro recheado até ao tutano de cores, ideias e acção parece imprimir um ritmo narrativo empolgante e deslumbre visual constante.
Cá está portanto mais um filme para adicionar à lista dos filmes de 2009 que nos tarda descobrir. Enjoy!

(clicar no poster para aceder ao trailer)

Sem comentários: