sábado, 13 de setembro de 2008

"The International": um perfume de thriller

Tom Tykwer, realizador de "Run, Lola, Run" e "Perfume: The Story of a Murderer", está de regresso com o thriller "The International", uma produção da Columbia com Clive Owen e Naomi Watts.
O plot resume-se à cruzada de um agente da Interpol para provar a involvência de uma multinacional financeira num tráfico internacional de armas. Clive Owen intrepreta obviamente o papel principal, o habitual agente que pouco a pouco encontra-se isolado e perseguido por tudo e todos.
O trailer acabado de ser divulgado não é de facto de uma grande originalidade e o argumento de "The International" da autoria do principiante Eric Singer parece fundir-se no molde do thriller formatado produzido por Hollywood.
O potencial interesse do filme reside portanto na personalidade atrás das câmaras, o alemão Tom Tykwer. Mesmo se os seus filmes anteriores não nos conveceram totalmente, Tykwer é sem dúvida um cineasta de talento em termos formais. A sua aguardada adaptação do "Perfume" de Patrick Süskind, apesar de um argumento falhado porque didáctico e linear, fazia prova de uma elegância formal e um trabalho estético marcantes, traduzindo em imagens uma multitude de sensações, no final o próprio de um realizador digno desse nome.
É então com alguma curiosidade que iremos descobrir este "The International" para ver o que é que o cineasta nos reserva no género muito codificado do thriller. Para já, as imagens do trailer deixam antever planos e quadros bem compostos e imersivos, o que é sem dúvida bom sinal. Estreia nos USA: 13 de Fevereiro 2009.

Sem comentários: